UFJF oferta 50 vagas para aplicação do exame Celpe-Bras

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será um dos locais de aplicação da edição de 2022 do exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de outubro. O exame é destinado a estrangeiros interessados em comprovar seu nível de proficiência em língua portuguesa na variante brasileira. As inscrições podem ser feitas no período de 26 de julho a 6 de agosto, pelo Sistema Celpe-Bras e serão 50 o número de vagas para realização do exame na UFJF.

No momento da inscrição, para realizar a prova nas imediações da instituição, o participante deve indicar o país e o posto que pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e indicar sua data de nascimento. Deve ser fornecido também o endereço de e-mail e número de telefone válidos. Além disso, deve ser pago, até dia 9 de agosto, a taxa de inscrição. O valor é de R$247,58 nos postos de aplicação brasileiros.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição em data a ser divulgada. Nele, o candidato poderá conferir seu número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a indicação do atendimento e/ou tratamento pelo nome social aprovado, caso tenha sido solicitado; e as orientações relativas ao exame.

O exame constará de duas etapas, sendo uma prova escrita e outra oral, e serão realizadas entre os dias 18 e 20 de outubro.

Atendimento – Os participantes que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social no dia do exame devem fazer a solicitação no momento da inscrição. É necessário enviar documentação comprobatória que justifique a necessidade.

O resultado das solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social será divulgado no dia 12 de agosto, por meio do Sistema Celpe-Bras.

Para mais informações, acesse o edital.