UFJF recolhe relatos para publicação de livro sobre experiências de ex-intercambistas

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convida todos os estudantes que já participaram do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da UFJF (Piigrad), desde o início do programa a enviarem um relato da experiência até o dia 10 de maio.

O Piigrad, gerido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), promove o envio de graduandos para cursar um ou dois semestres em universidades conveniadas no exterior. O objetivo é proporcionar a vivência de idiomas e cultura de um outro país, além de novos conteúdos acadêmicos e a oportunidade do contato com professores e pesquisadores de referência internacional antes mesmo de o estudante concluir o curso superior.

Para ter seu relato publicado no livro é necessário enviar a sua experiência de intercâmbio, junto com o motivo de escolha para determinado país, o ano da viagem, o período do curso que estava no momento da realização, o que você faz hoje e se isso tem alguma relação com o intercâmbio. Além disso, o e-mail deve conter o relato em si, contando sobre a experiência, uma foto significativa do período de intercâmbio e o nome completo para o e-mail internationaloffice@ufjf.br

Desde agosto de 2013, 740 estudantes da UFJF já participaram da oportunidade do intercâmbio mundo afora. No período anterior a 2013 o intercâmbio internacional não acontecia  pelo  Piigrad, mesmo já existindo o envio de estudantes da  UFJF para intercâmbio em universidade estrangeira.“A colaboração de todos é muito importante. Reviver os momentos que você passou durante essa experiência, por meio do envio do relato, é ótimo para remarcar as vivências e aprendizados do intercâmbio, ressalta Nilcilea Peixoto, secretária executiva da DRI, responsável pelo projeto. O Piigrad oferece a seus estudantes a oportunidade de cursar parte da graduação no exterior e ainda vivenciar outra língua e cultura, e aprender novas formas de pensar sua área de estudos.

Por conta da pandemia de Covid-19, o Edital do Piigrad de 2020 ainda está vigente, e os alunos aprovados nele estão, no momento, sendo encaminhados para seus intercâmbios. O próximo Edital do Piigrad ainda não tem data definida para ser publicado. Para acompanhar as últimas atualizações, acesse o site do Piigrad por meio  deste link. (Abre em nova janela)