Canadá renova parceria da Bolsa ELAP para graduandos e pós-graduandos brasileiros

O Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP), do governo canadense, oferece aos alunos de instituições universitárias localizadas na América Latina e no Caribe oportunidades de intercâmbio de quatro a seis meses para estudo ou pesquisa em universidades do Canadá, na graduação e na pós-graduação. As inscrições para as indicações da UFJF estão abertas até o dia 20 de fevereiro, e devem ser feitas por meio deste formulário. (Abre em nova janela)Atenção: ao acessar o formulário, o interessado deve estar logado com seu e-mail institucional, o mesmo usado para acessar as aulas do ensino remoto emergencial.

As seguintes universidades canadenses, parceiras oficiais da UFJF, estão abertas para inscrições dos nossos estudantes por meio do Programa Elap:

Candidaturas de Graduação: Trent University e Northern Lights College

Candidaturas de Pós-Graduação: Trent University, Northern Lights College e Western Ontario University

Os interessados devem enviar para a Diretoria de Relações Internacionais os seguintes documentos pelo email: intercambio.dri@ufjf.edu.br

– Carta de intenções que fale sobre a sua pesquisa e estudos, detalhando escolha da instituição, o programa e o professor orientador, além de argumentar como o programa contribuirá com sua carreira futura.
– Proficiência de idioma indicada pela universidade
– Histórico acadêmico

– Nome dos cursos que desejam fazer
– Cópia do Passaporte
– Privacy Notice Statement (abre em nova janela).
– Carta de recomendação de Professor que oriente ou tenha conhecimento da vida academica do aluno

Para comprovação do nível de proficiência, serão aceitos os certificados TOEFL; IELTS; DUOLINGO; Cambridge e outros nos quais conste expressamente o nível de proficiência do candidato(a) segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para línguas(CEFR). Para saber mais sobre o quadro comum, acesse aqui. (Abre em nova janela)

O Governo do Canadá anunciou o ELAP em 2009  para apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições universitárias no Canadá e na América Latina e o Caribe. As bolsas também representam os objetivos do Canadá para as Américas: governança democrática e responsável, direitos humanos, meio ambiente, diversidade e povos indígenas.

A UFJF é responsável apenas pela indicação dos alunos que manifestarem interesse em participar do Programa ELAP, desde que preencham os requisitos mínimos solicitados. A seleção será feita diretamente pelas universidades canadenses e, portanto, a indicação da UFJF não garante a bolsa.

Para mais informações sobre o Programa ELAP, clique aqui. (Abre em nova janela)