Faculdade de Letras abre inscrições para Teletandem em parceria com universidades estadunidenses

O Teletandem, oferecido pela Faculdade de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem como parceiras a Universidade de Princeton e a Universidade Rutgers, ambas nos Estados Unidos. O projeto coloca alunos de graduação que querem aprender uma língua estrangeira em contato com alunos universitários de outros países que estão aprendendo português. As inscrições terminam quando as vagas forem preenchidas ou até 25 de outubro, e podem ser feitas neste link. (abre em nova janela)

A dinâmica ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras envolve pares de falantes nativos (ou competentes) de línguas diferentes, trabalhando de forma autônoma e colaborativa.  Os parceiros de teletandem se encontram virtualmente por meio de um recurso de comunicação síncrona, geralmente, via Skype. São seis interações em dupla, de cinquenta minutos a uma hora, com um estudante de cada universidade, feitas na metade do tempo em inglês e na outra metade em português.

As duplas são fixas, mas caso falte um dos participantes, poderá haver remanejamento com outro estudante que será o substituto eventual dos faltosos. Se o aluno faltar mais de uma vez seguida, será afastado definitivamente do projeto e substituído por outra pessoa.

Denise Weiss, coordenadora do projeto na UFJF, ressalta que é a experiência contribui especialmente para quem pretende fazer intercâmbio no exterior. “A principal vantagem do Teletandem é que os alunos saem dessas interações com fluência e, principalmente, coragem de falar inglês”, comemora Denise. O projeto, que foi criado pela Universidade de Princeton, já vigora há três anos.