Fechar menu lateral

Estão abertas as inscrições para o exame Celpe-Bras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou Edital Celpe-Bras 2021 (abre em nova janela) com a abertura de inscrições para o exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe- Bras). A Universidade Federal de Juiz de Fora é um dos postos aplicadores com 30 vagas, nesta edição. As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto de 2021, contudo, as vagas para a UFJF já foram todas preenchidas.

A aplicação será realizada nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, tanto no Brasil quanto no exterior, com provas oral e escrita. As vagas disponibilizadas são todas de ampla concorrência, não havendo a necessidade de ser aluno da instituição, o exame é aberto a todo estrangeiro. No momento da inscrição, o interessado deve indicar o país e o posto que pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e sua data de nascimento. Além disso, o participante deve fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos. O resultado será divulgado pelo Inep.

O Celpe-Bras (abre em nova janela) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. No Brasil, o Celpe-Bras é pré-requisito para ingresso em cursos de graduação por meio do PEC-G, além de ser exigido para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Algumas entidades de classe, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), exigem o Celpe-Bras.

 

Como ocorre a aplicação da prova: 

O Celpe-Bras avalia o desempenho do participante no uso da língua portuguesa em atividades que integram a compreensão oral, a leitura, a produção oral e a produção escrita. O exame é composto por duas partes:

  1. a) parte escrita;
  2. b) parte oral.

Para que o exame possa ser aplicado, é obrigatório a apresentação de passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de realização do exame.

  • Quem pode realizar:

A participação é voluntária, destinada a estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, cuja língua materna não seja a língua portuguesa.

  • Condições especiais;

As opções de atendimento especializado encontram-se no sistema de inscrição, mas para garantir seu direito, você deverá apresentar documento que comprove o tipo de atendimento e o recurso solicitado. Esse documento deve ser enviado por meio do sistema, dentro do período de inscrição.

  • Quem possui o direito ao atendimento especializado:

A legislação brasileira garante o atendimento específico a gestantes, lactantes, idosos e/ou pessoas com condições específicas e atendimento especializado para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção.

  • Onde posso realizar:

Há 126 postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior, porém, apenas os postos que abriram vagas para esta edição podem ser selecionados no sistema. A lista com todos os locais onde você poderá realizar o Exame está no edital. A relação dos credenciados também pode ser consultada em: Postos Aplicadores Brasil e Postos Aplicadores Exterior.

  • Taxa de inscrição:

A taxa de inscrição tem um valor máximo definido pelo Inep e varia de acordo com cada posto. Entre em contato com o posto de sua preferência para maiores informações.

  • Resultado do exame:

Os resultados são publicados neste link (abre em nova janela) e no Diário Oficial da União. A emissão do certificado, que deverá ser realizada por este endereço (abre em nova janela), só é possível para quem tiver alcançado pelo menos o nível intermediário.

 

O Exame

O Celpe-bras foi criado, em 1993, pelo Ministério da Educação (MEC) por uma comissão de especialistas para atender às necessidades de seleção de estudantes que participariam do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). O exame foi instituído para ser aplicado em instituições, no Brasil e no exterior, credenciadas pelo MEC. A responsabilidade pela elaboração, aplicação, correção e divulgação dos resultados do exame, atualmente, é do Inep. O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.