Foram prorrogadas para o dia 24 de março as inscrições do programa canadense de bolsas de estudo

O prazo para inscrição no Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP), do governo canadense, foi prorrogado para amanhã, dia 24 de março, até às 23h59, hora de Brasília. O programa oferece aos alunos de instituições universitárias localizadas na América Latina e no Caribe oportunidades de intercâmbio de quatro a seis meses para estudo ou pesquisa em universidades do Canadá, na graduação e na pós-graduação.

Os candidatos interessados ​​neste programa de bolsas de estudo devem entrar em contato com sua instituição brasileira que indicará o aluno à instituição canadense por meio de acordos já existentes. No caso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o estudante deve enviar email para a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) manifestando seu interesse em ser indicado. A DRI irá selecionar e indicar candidatos levando em consideração os seguintes critérios: IRA relativo (havendo empate, candidato mais velho) e apresentação de comprovante de proficiência B2. As insituições canadenses com as quais a UFJF mantém acordo atualmente são a Trent University e a Northern Lights College, que decidirão pela oferta da bolsa. Os interessados devem enviar email para: intercambio.dri@ufjf.edu.br

O valor da bolsa varia de acordo com a duração do intercâmbio e pode ser de 7.200 doláres canadenses para o período mínimo de quatro meses (graduação, mestrado e doutorado) ou 9.700 doláres canadenses por um período de cinco a seis meses (mestrado e doutorado). Ambas integram os custos de passagem área, visto, seguro-saúde, livros e despesas com moradia. Porém, é importante ressaltar a não garantia que, mesmo se forem aprovados, os alunos viajarão. Podem participar da seleção mas só irão viajar se o Conselho Superior da UFJF (CONSU) suspender a resolução que interrompeu os intercâmbios.

O Governo do Canadá anunciou em 2009 o Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) para apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo que fortalece os vínculos entre as instituições universitárias no Canadá e na América Latina e o Caribe.

As bolsas também representam os objetivos do Canadá para as Américas: governança democrática e responsável, direitos humanos, meio ambiente, diversidade e povos indígenas.

Para mais informações sobre o programa acesse aqui. (Abre em nova janela).