Fechar menu lateral

Grupo Tordesilhas e Fundação Carolina oferecem bolsas de pós-doutorado para professores na Espanha

O Grupo Tordesilhas, em parceria com a Fundação Carolina, abre vagas para bolsas de pós-doutorado de curta duração para professores de universidades vinculadas ao Grupo Tordesilhas, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições vão até o dia 5 de abril, e o resultado será até o dia 31 de julho de 2021.

Ao todo serão dez bolsas, com estadia incluída, para o ano letivo de 2021/22, com duração de no mínimo um mês e no máximo três meses, no período entre 1º de setembro de 2021 e 31 de julho de 2022. Além da estadia, a bolsa também inclui passagem aérea; seguro saúde não farmacêutico; o valor de 1.200 euros mensais para alojamento e alimentação. Para consultar as universidades participantes clique aqui. (Abre em nova janela).

Para concorrer às vagas, os candidatos deverão possuir os seguintes requisitos: ter a cidadania de país membro da Comunidade Ibero-americana de Nações; possuir doutorado; ser professor de universidade brasileira ou portuguesa integrante do Grupo Tordesilhas, com certificado de compromisso de retorno institucional; atender aos requisitos de excelência curricular e experiência profissional; cumprir os requisitos legais ou contratuais estabelecidos pelo Grupo Tordesilhas e pela Fundação Carolina, tendo obtido previamente o convite da universidade espanhola que faz parte do Grupo Tordesilhas, na qual o irá desenvolver a pesquisa; deverá ser avaliado positivamente conforme sua colaboração para uma das Faculdades de Doutorado de Tordesilhas; e não ser residente na Espanha.

Os professores interessados ​​devem seguir os passos abaixo para se candidatarem à bolsa Grupo Tordesillas-Fundación Carolina. O Grupo Tordesilhas é o único que pode inscrever candidatos no site da Fundação Carolina. A documentação para se candidatar à bolsa deve ser enviada para o e-mail gtordesillas.secretaria@uva.es

1) Enviar os seguintes documentos para o Grupo Tordesilhas: nomes e sobrenomes; email; cópia digitalizada do documento de identidade (passaporte), cópia digitalizada do seu doutorado; universidade onde trabalha como professor e cópia digitalizada de um documento que atesta que é professor dessa universidade; universidade espanhola em que se pretende fazer a estada e carta de aceitação da mesma, informando o número de meses de duração.

2) Depois de enviados os documentos, o Grupo Tordesilhas enviará um e-mail automático com instruções para preencher o formulário de candidatura da bolsa no site da Fundação Carolina. Para mais informações sobre esta fase 2 da candidatura, entre em contato pelo email mobiletordesillas_2021@fundacioncarolina.es

Ao final, os candidatos deverão entregar à Fundação Carolina: um relatório sobre o desenvolvimento e utilização da estada, assinado pelo professor do centro de destino que o  supervisionou e deve ser enviado uma semana antes da data de término; um relatório final com os resultados da pesquisa ou das atividades realizadas, que deve ter entre 10 e 30 páginas, no qual o prazo de entrega será de no máximo um mês, a contar do final da estadia, sob pena de restituição total do valor da bolsa investido; deverá agradecer publicamente o apoio financeiro recebido por ambas as instituições em todas as suas publicações e apresentações dos resultados obtidos.

Para mais informações, entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais pelo email internationaloffice@ufjf.edu.br