Governo russo oferece bolsas de mestrado em Universidade de Ciência e Tecnologia da Sibéria

O Governo Russo oferece bolsas de mestrado para o ano acadêmico de 2021/22 na Universidade de Ciência e Tecnologia da Sibéria (abre em nova janela) – Reshetnev Siberian State University of Science and Technology. A oferta inclui as taxas escolares gratuitas do programa escolhido, assim como um subsídio de manutenção por toda a duração do programa, independente do sucesso do candidato, e se estiver disponível, acomodação em dormitório. As inscrições vão até o dia 15 de março deste ano. Acesse aqui o formulário de inscrição. (Abre em nova janela).

O programa de estudo tem duração de três anos, devido à necessidade de ter um ano de curso preparatório em língua russa e a universidade auxiliar no processo de preparação e providenciar as devidas recomendações para a participação do candidato. Mas, caso o candidato não seja selecionado no programa, a universidade oferece a opção baseada em taxas do programa de mestrado para alunos com bacharelado em Matemática, Física, Informática, Economia, Gestão e Humanidades (para os cursos de Processos e Sistemas de Informação, Informática Aplicada ao Design, Informática Aplicada em Artes e Humanidades, Visão Computacional e seus Aplicativos, Tecnologias de Informação em Ecossistemas Fechados, Análise de Sistema de Dados e Modelos de Tomada de Decisão, Negócios Internacionais, Consultoria em Publicidade e Relações Públicas e Gestão de Tecnologia e Engenharia de Negócios). Para mais informações sobre os programas acesse aqui. (Abre em nova janela). Os valores ficam entre 80.400 RUB e 91.200 RUB – atualmente 1 USD para RUB = 74,8 rublos russos, para maiores informações sobre os valores acesse aqui. (Abre em nova janela).

Atualmente, a universidade conta com nove áreas de estudo para os mestrandos: processos e sistemas de informação; design; artes e humanidades; visão computacional e suas aplicações; tecnologias de informação em ecossistemas fechados; análise de sistema de dados e modelos de tomada de decisão; negócios internacionais; consultoria em publicidade e relações públicas; e gestão de tecnologia e engenharia de negócios.

Os interessados devem enviar e-mail de inscrição para reshetnevuniversity@yandex.ru e anexar toda a documentação obrigatória que segue abaixo:

1) Formulário de inscrição; 2) Passaporte com validação de pelo menos 18 meses a partir da data de início de entrada na Federação Russa; 3) Transcrição do atestado anterior emitido pela universidade e sua tradução para o russo com firma reconhecida no cartório ou no Consulado / Embaixada da Rússia (ou boletim escolar); 4) Certificado GPA; 5) Tradução autenticada do certificado de exame de saúde para o russo; 6) Tradução autenticada do relatório de teste da Aids para o russo; 7) Foto; 8) Leituras do certificado / diploma de participação / vencedor (período do ano letivo 2020-2021)*; 9) Cartas de pesquisa (artigos) contendo dados bibliográficos, tais como título de livros, coleções de pesquisa, periódico acadêmico e etc. onde as cartas de pesquisa do candidato (artigos) foram publicadas, título das cartas de pesquisa (artigos) e dados bibliográficos**; 10) Publicações em Web of Science ou periódicos indexados Scopus, com os seguintes dados: título dos periódicos Web of Science ou Scopus Indexados onde as cartas de pesquisa do candidato (artigos) foram publicadas e título das cartas de pesquisa (artigos)**; 11) Patente ou certificado de invenção, com os seguintes dados: número da patente ou digitalização do certificado de invenção e título do projeto**; 12) Documentos de status social (pais solteiros ou família numerosa e etc.)**.

* É obrigatório. Para cada certificado / diploma, o candidato terá pontuação.

** Pela presença. Isso fornecerá pontuação adicional.