Em Rede abre inscrições para seleção de seus novos membros

O Em Rede, parceiro da DRI para atividades de internacionalização e formado por estudantes da UFJF, abriu Edital de Processo Seletivo 2021 de seus novos membros. São nove vagas distribuídas entre as funções de Marketing (2 vagas), Gestão de Pessoas (2 vagas), Conhecimento Em Rede (2 vagas) e Universitário Por Um Dia (3 vagas). O candidato deverá realizar sua inscrição por meio do formulário online (abre em nova janela) até o dia 17 de fevereiro de 2021.

As atividades são elaboradas e divulgadas no início de cada semestre. Desde março de 2020, em razão da pandemia do Novo Coronavírus, o Em Rede formatou e realizou toda sua programação em versão online obtendo um grande retorno de público.  As atividades abrangem, prioritariamente, o tema da internacionalização e constituem um papel fundamental de apoio aos programas da DRI, exceto a atividade Universitário Por Um Dia que leva alunos do ensino médio a conhecerem os cursos oferecidos pela UFJF. A programação do Em Rede conta com atividades já existentes há alguns anos, o que aprimora e constitui um rico quadro de possibilidades para todos os estudantes da UFJF que desejam realizar intercâmbio e buscam mais conhecimentos sobre a experiência acadêmica internacional. Para o primeiro semestre de 2021, o Em Rede irá promover as seguintes atividades:

Clubes de Conversação (inglês, espanhol, francês, japonês e italiano)

Grupo de Estudos em Cultura Coreana  e Grupo de Estudos em Relações Internacionais

Bate-Papo com Ex-intercambistas (projeto Conhecimento Em Rede)

Encontros do Clube do Livro – Passaporte Literário

Universitário Por Um Dia.

Acesse aqui para conhecer mais sobre cada atividade. (Abre em nova janela).

”O objetivo do Núcleo Em Rede é tocar pessoas de diferentes maneiras, tendo como meio as nossas atividades, as quais são realizadas por uma equipe maravilhosa. Além de promover a inovação, a internacionalização e a troca de experiências dentro do próprio ambiente acadêmico, também temos como intuito ser um espaço que proporcione a integração, a experimentação e a formação individual. O Em Rede é um espaço de exercício da expressão criativa, para tanto, incentivamos os nossos membros a explorarem habilidades e assuntos que lhes interessam, os quais podem ultrapassar as barreiras da sala de aula”, constata Bruna de Oliveira Pereira, que em 2020 atuou como coordenadora geral do Em Rede, e acabou de passar a função para Amanda de Oliveira Silva Cruz.

Formada há alguns anos pelos alunos egressos do antigo programa de mobilidade estudantil do governo federal, o Ciências Sem Fronteiras, surgiu a ONG Rede CsF. Seu objetivo era retribuir por meio de trabalho voluntário o investimento que o país tinha feito nesses alunos, dando continuidade no desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Com o fim do programa, a Rede CsF foi reformulada e surgiu a Em Rede, que dá continuidade aos projetos com a missão de promover a internacionalização, dividir conhecimento e experiências culturais com a comunidade acadêmica e não acadêmica de Juiz de Fora. Desde 2016, atuamos na Universidade Federal de Juiz de Fora, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais.

Acesse os canais do Em Rede:

Site (abre em nova janela)

Facebook (abre em nova janela).

Instagram: @emredejf

*Na foto, membros do Em Rede de 2020