UFJF participa de evento internacional que promove parcerias para bolsas de estudo e intercâmbio.

A Universidade Federal de Juiz de Fora, representada por sua diretora de Relações Internacionais, professora Bárbara Simões Daibert, irá participar do BMI Global Scholarship Summit & Symposium (Abre em nova janela), evento internacional que tem por objetivo conectar instituições de ensino de todo mundo e organizações internacionais que disponibilizam bolsas de estudo e programas de treinamento, para que parcerias sejam acordadas ou renovadas. O evento começou hoje e vai até sexta-feira, 6, e acontecerá de forma on-line por meio de uma plataforma própria.

Esta será a terceira vez que a UFJF participa de evento da rede internacional BMI, junto com outras mais de 50 universidades que terão oportunidades de interação em lives, discussões e reuniões simultâneas. A UFJF tem agenda marcada com 18 instituições de ensino (Abre em nova janela) com as quais não possui ainda nenhum acordo, conforme explica Bárbara. “É um evento que prioriza conhecer outras universidades, instituições, redes. Vou me encontrar com universidades que ainda não são nossas parceiras e, sobretudo, de países onde até o momento não temos nenhum tipo de parceria consolidada, como o Canadá, Nova Zelândia e Austrália”, destaca.

Este evento acontece anualmente para discutir questões de relevância internacional, proporcionar novas conexões ou mesmo fortalecer relacionamento com os parceiros existentes. E com o cenário global hodierno tendo como protagonista a pandemia do Covid-19, a necessidade de diálogo entre diferentes grupos é ainda mais crítica. Além das reuniões agendadas, o evento contará com a inclusão de sessões plenárias e painéis de discussão para abordarem questões que afetam o fluxo e a gestão dos bolsistas e os programas apoiadores.

Bárbara também ressalta sobre o momento atípico e a consequente importância de a UFJF continuar presente em missões internacionais. “Nestes tempos de pandemia, alguns eventos continuam acontecendo on-line e a UFJF tem que fazer parte, estar no circuito. Isso é muito importante para conseguir encontrar estas universidades estrangeiras, estas possíveis parceiras. Além disso, as reuniões têm também como objetivo apresentar o projeto e os trabalhos de internacionalização desenvolvidos pela UFJF, para que possamos ganhar maior visibilidade ao redor do mundo”, afirma.

A BMI, extensa rede de parceiros e clientes fundada em 1987, inclui universidades, escolas de idiomas, investidores, escolas internacionais, associações governamentais e agências educacionais de mais de 40 países. A rede já realizou 85 eventos de diferentes perfis, reuniu mais de 2.400 instituições e cerca de 40 países.

*Imagem de Gerd Altmann por Pixabay