Fechar menu lateral

Estudantes da UFJF e ex-intercambista do Piigrad são finalistas em competição internacional de tecnologia.

Uma equipe formada por alunos da UFJF ficou entre as finalistas da Brasa Hacks, competição internacional parte do evento de tecnologia promovido pela Brasa Brazilian Students Association, rede que conecta estudantes brasileiros ao redor do mundo, e que traz também conferências e painéis com grandes líderes e empresários do Brasil e de outros países, realizado nesta semana, de 11 a 14 de agosto.

A final do hackathon, uma maratona de código e desenvolvimento, será hoje, mas a etapa inicial aconteceu em março e contou com a participação de estudantes brasileiros de mais de 200 universidades espalhadas em 12 países diferentes. Três estudantes da UFJF fazem parte de uma das nove equipes finalistas desta competição que estabeleceu como desafio o desenvolvimento da solução para um problema real apresentado por uma das três empresas que encabeçaram o evento, AmBev, Nubank e Apex Brasil.

Fernando de Almeida Reis, estudante de Engenharia de Produção da UFJF e ex-intercambista do Piigrad na Temple University, nos EUA, conta um pouco do projeto apresentado. “Desenvolvemos uma aplicação que potencializa a entrega de produtos, através de um sistema de distribuição descentralizado que se adapta à complexidade do mercado brasileiro” e explica a razão de focarem na área de logística. ”Entramos no desafio motivados pelo impacto que poderíamos gerar no sistema logístico brasileiro”, afirma Fernando, líder do projeto e responsável pela parte de business. E completa: “Sei que a oportunidade que a UFJF me deu de ir para os EUA foi o que me permitiu estar em um palco desses. Vai ser uma honra representar a minha instituição frente a estudantes das melhores universidades do mundo”, comemora.

O outro estudante da UFJF que também compõem a equipe finalista, Tércio Garcia, do curso de Sistema de Informações, é o desenvolvedor responsável pela parte de front-end da aplicação e ressalta a importância desta participação ao ter tido a oportunidade de “colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso ao reproduzir um cenário muito próximo do ambiente profissional, além da experiência de criar um produto do zero”, relata. Maurício Nascimento, do curso de Artes de Design da UFJF, concorda com o colega e vai além: “pude desenvolver minhas habilidades com UX na prática, além de ter acesso a muito conteúdo oferecido pela própria organização do evento, através de lives, mentorias e materiais que aprofundavam nos temas da competição. Isso me ajudou a entender melhor o mercado de trabalho e perceber os melhores caminhos para eu alcançar a profissão que almejo”, afirma o Designer UX do projeto.

Além dos estudantes da UFJF, a equipe conta com Angelo Mendes, mestre pela UFJF e doutorando na USP na área de Inteligência Computacional, desenvolvedor back-end, e Helena Carrion, aluna de advertising e data analytics da Temple University, da parte de análise de dados.

A competição deste ano aconteceria no Vale do Silício, nos EUA, durante o Brasa Hacks. Porém, a pandemia obrigou o evento a ser realizado de maneira online e gratuita, mas garantindo a participação de líderes e CEOs de grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft e Amazon. A apresentação do projeto e a divulgação do campeão acontecerá hoje a partir das 15h30, durante o evento transmitido no canal da Brasa no Youtube.

A Brasa nasceu em 2014, durante uma conferência da Universidade Harvard, nos EUA, e atualmente conta com mais de sete mil membros em 90 universidades ao redor do mundo.