Ex-intercambistas do Piigrad vencem o terceiro lugar na Coreia do Sul em competição sobre bem-estar da sociedade.

A UFJF, representada por dois ex-intercambistas, ficou entre os vencedores da “SolBridge Tech Innovation Challenge 2020″ (Abre em nova janela) com o tema “Iniciativas Criativas para o Bem-Estar da Sociedade”,  uma competição internacional realizada pela universidade sul-coreana SolBridge International School of Business, com quem mantém acordo, entre os dias 27 e 31 de julho.

A equipe com o nome “Team UFJF” venceu o terceiro lugar e foi composta pelos alunos Andressa Gatti Ferreira Souza (do curso de Engenharia de Produção), Luis Henrique Simplício Ribeiro (Ciências da Computação) e Sabrina de Oliveira Castro (Engenharia de Produção). Andressa é ex-intercambista do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) na SolBridge e ressalta que “o convite para participar da competição já foi algo muito importante. Acredito que para a UFJF esse prêmio representa que o Piigrad gera resultados mesmo após o fim do intercâmbio. Além disso, demonstra que seus alunos estão tendo uma boa formação acadêmica e são competitivos em nível internacional”.

Utilizando a metodologia de inovação Design Thinking, foi proposto aos participantes (que deveriam ser graduandos e ter proficiência da língua inglesa) desenvolver um produto, serviço ou processo de base tecnológica para resolver questões ambientais ou de higiene na Coreia do Sul ou no seu país. “Para criar o projeto da UFJF, partimos do conceito de florestas verticais. Imagine que você tenha uma floresta, com cachoeiras, plantas e animais. Agora, corte a floresta em pedaços grandes e coloque uma em cima da outra. O resultado será um edifício florestal. Nesta floresta vertical, você poderá encontrar plantas e pequenos animais, não apenas da Coreia do Sul, mas também de outras partes do mundo. Esse seria o Ballon, um novo ecossistema completo, construído em torno da economia circular. O projeto poderia ser usado com fins educacionais, de pesquisa e turísticos. Não haveria pessoas morando nesse prédio, mas seria aberto a visitação”, explica Andressa.

Luis Henrique, que fez intercâmbio na Universidade de Passau, na Alemanha, também pelo Piigrad, enfatiza a importância da vitória alcançada pela equipe: “Acho que nosso bom resultado nessa competição de inovação tecnológica prova que a UFJF não deve em nada para universidades de países como Coreia do Sul e Inglaterra, que inclusive tiveram representantes na competição, nós temos alunos criativos que são capazes de criar soluções inovadoras para problemas globais”, afirma.

A competição, que ocorreu de forma remota através da plataforma Zoom, teve como objetivos nutrir potenciais futuros líderes com aprendizado de ação e liderança de pensamento, criar oportunidades de networking e estabelecer uma plataforma para estimular a criatividade e o pensamento inovador. Foram duas etapas, sendo a primeira a entrega de um relatório escrito contendo as três primeiras etapas do Design Thinking. Cinco equipes foram selecionadas para a final, que contou com uma apresentação de 15 minutos ao vivo de cada equipe finalista. Na final, participaram equipes da Argentina, Mongólia, Coreia do Sul e Inglaterra.

Como premiação, cada membro irá receber certificado de participação, bolsas de 50% para qualquer programa de pós-graduação na SolBridge International School of Business e fones Samsung Galaxy Buds +, marcas de produtos de tecnologia sul-coreanas. Os prêmios serão enviados nas próximas semanas.

Nos últimos tempos, a sociedade da Coreia do Sul vem lidando com uma infinidade de questões ambientais como poluição do ar, material particulado e poeira amarela. Nesse sentido, empresas de tecnologia como a Samsung e a LG vêm desenvolvendo produtos que atendam a essas questões, porém, percebe-se que ainda há oportunidades a serem exploradas.