Fechar menu lateral

Abertas as inscrições para participação no programa de assistentes brasileiros de conversação na Espanha – REDE ANDIFES DE IDIOMAS – IsF

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) convida graduados ou graduandos de Espanhol para se candidatarem às vagas de assistentes brasileiros de conversação. 

O programa visa proporcionar uma troca linguística e cultural entre os graduados e graduandos brasileiros e alunos dos estabelecimentos escolares da Espanha. É uma oportunidade de familiarização com a língua e cultura espanhola e disseminação da riqueza linguística e cultural do Brasil. Para, além disso, fortalece as relações de cooperação no campo das humanidades  entre instituições educacionais e culturais do Reino da Espanha e da República Federativa do Brasil.

Segundo o edital, os assistentes brasileiros de conversação vão auxiliar no ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), no Ensino Secundário ou em Escolas Oficiais de Idiomas, que é uma vasta rede de escolas especializadas no ensino de línguas que ministram línguas estrangeiras e espanhol para estrangeiros, além das línguas co-oficiais na Espanha.  

Para participar, o candidato precisa:

  • Possuir nacionalidade brasileira e ter até 35 anos;
  • Ter, ou ter tido, vinculação com universidades cujos especialistas tenham se credenciado à Rede Andifes IsF; 
  • Ser graduado em Licenciatura em Letras ou qualquer outra graduação que inclua a graduação em Espanhol e ter obtido a titulação nos três anos letivos anteriores da publicação do edital; 
  • Ser graduando, regularmente matriculado, em um dos dois últimos anos de curso de licenciatura em Letras;
  • Possuir ao menos nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em língua espanhola.

 

As inscrições vão do dia 15 de abril a 03 de maio de 2020 e poderão ser realizadas via formulário de inscrição e documentos em PDF pelo e-mail: editais@programaisf.pro.br, até as 23:59 minutos do dia 3 de maio de 2020.

Outras informações sobre como participar podem ser conferidas no edital. Acesse aqui.