Fechar menu lateral

Governo japonês oferece bolsas de pós-graduação no Japão

Estão abertas as inscrições para o Ciclo 2019 do Programa de Bolsas Keizo Obuchi – UNESCO/Japão para Jovens Pesquisadores, em pós-graduação. O governo do Japão oferece 10 bolsas para os candidatos e terão preferência mulheres, pesquisadores africanos e participantes de países menos desenvolvidos e de SIDS (Ilhas de Pequeno Desenvolvimento). São 140 países elegíveis para o programa. As inscrições vão até o dia 29 de novembro de 2019. 

A duração para a pesquisa proposta é de, no mínimo, três meses e, no máximo, nove meses. O programa terá início a partir de junho de 2020 e término em fevereiro de 2022. Os candidatos não podem ter mais que 40 anos. Os domínios exigidos para o processo são Diálogo Intercultural, Informação e Comunicação Tecnológica, Resolução de Conflitos e Ambiente, com foco em redução de desastre de risco. 

Os escolhidos receberão uma bolsa de US$10.000,00, dividida em duas ou três vezes. O valor, que cobre apenas a pesquisa, não pode ser negociado, estendido ou renovado. 

As candidaturas devem ser enviadas com o Formulário de Aplicação da UNESCO e os documentos com a chamada de aplicação do Ciclo 2019, que incluem duas fotos recentes, cópias do certificado de graduação e diploma de Mestrado, carta de recomendação e carta de aceite da instituição pretendida. Além disso, devem ser anexados o certificado de proficiência de japonês e uma descrição detalhada do projeto de pesquisa de, no máximo, duas páginas. Todos os documentos devem estar em inglês ou francês. 

Os brasileiros interessados devem enviar sua candidatura para comissao.unesco@itamaraty.gov.br. Cada país pode indicar dois candidatos para participarem do projeto e é responsabilidade de cada Comissão Nacional nomeá-los e enviar suas inscrições para a UNESCO.

O Formulário de Aplicação pode ser encontrado aqui.

Para mais informações, consulte a página do programa.