Fechar menu lateral

Cultura japonesa é discutida em Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos da Cultura Japonesa ( 大和文化勉強会 – Yamato no Bunka Benkyoukai) é uma das atividades de internacionalização promovida pelo Núcleo Em Rede, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Quinzenalmente, o grupo apresenta aspectos da cultura japonesa, sem necessidade do participante falar o idioma do país. Os encontros são ministrados por Leonardo Vasconcellos, aluno de Mestrado em Física na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

O objetivo do grupo é apresentar e divulgar a cultura japonesa para a comunidade acadêmica, tentando se aproximar o máximo possível da visão que os japoneses têm da própria sociedade. Por causa disso, o foco principal do projeto são os aspectos culturais do Japão e não sua linguagem. “A língua japonesa ainda está presente nos encontros porque o idioma é fundamental para a cultura de qualquer país, pela forma como influencia outros elementos e como se desenvolve no decorrer dos anos. Os participantes têm a chance de aprender um pouco sobre a língua, mas contextualizada no tema estudado”, explica Leonardo. 

O tema de cada encontro é decidido no encontro anterior pelos próprios participantes. Para Leonardo isso dinamiza o aprendizado e o torna construtivo, diferenciando-o de uma aula convencional. “Neste semestre, já discutimos sobre o desenvolvimento da cultura do pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, as artes tradicionais japonesas e, no próximo encontro (14/10), falaremos sobre a mitologia japonesa. Em cada um destes momentos, os participantes puderam ter contato com elementos ou itens relacionados à cultura, muitos dos quais foram trazidos diretamente do Japão”, relata. Leonardo fez intercâmbio para a Nagoya University no país, por um ano, pelo Ciências sem Fronteiras, programa financiado pela CAPES, em atividade até 2016.

Flávio Yukio, aluno de Farmácia, participa do Grupo de Estudos esse semestre e diz ser muito interessante e divertido. “Ter alguém com experiência no Japão em primeira mão e que sabe pesquisar sobre o assunto, faz muita diferença. Sempre tentei ter mais contato com a cultura japonesa, mas raramente tinha oportunidade, e as poucas que eu tinha eram limitadas”. 

O Grupo de Estudos da Cultura Japonesa acontece quinzenalmente, às segundas, na Faculdade de Letras, sala 1103, às 17h. O projeto é aberto para a comunidade da UFJF e confere certificado aos participantes com mais de 75% de presença na carga total. Não é necessário inscrição prévia e conhecimento do idioma japonês.