Fechar menu lateral

Piigrad chat respondeu às dúvidas do Edital 2020

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) realizou hoje o Piigrad Chat, evento cujo objetivo é ajudar os estudantes interessados no processo seletivo do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Piigrad. O Edital para o ano de 2020 foi publicado no dia 02 de outubro e contempla estudantes do campus de Juiz de Fora e de Governador Valadares. 

Para Hugo Rocha, gerente da DRI, a importância desta edição se deu principalmente pelas alterações relevantes que o Edital sofreu. “Um momento como esse, de contato direito com os alunos, é necessário para deixar claro as razões e consequências dessas mudanças e ajudar os estudantes a lidarem com elas”, explica. 

O evento contou com a presença de aproximadamente 180 estudantes, incluindo os do campus GV, que participaram por transmissão simultânea. Rocha acredita que isso comprova a relevância do Piigrad para a comunidade acadêmica da UFJF. “A quantidade de estudantes interessados demonstra a importância da mobilidade internacional para formação dos alunos, algo que a UFJF sempre valorizou”, completa. 

A maior parte do evento foi focado em responder as dúvidas trazidas pelos próprios estudantes interessados em participar do intercâmbio. Foram discutidos proficiências exigidas, as bolsas ofertadas, certificados, as novas mudanças do Edital, como a exclusão da etapa de envio de vídeo, dentre outros assuntos.

Para Paula Ribeiro, aluna de Turismo, o Piigrad Chat foi muito importante para quem estava interessada no processo. “Achei legal ter esse momento para responder as perguntas e, mesmo que eu não tenha falado diretamente, pude tirar algumas dúvidas graças aos outros estudantes”, diz.  

Durante o período de 2016 a 2019, o programa disponibilizou 24 destinos e, ao todo, 387 estudantes da UFJF tiveram a oportunidade de cursar um ou dois semestres em universidades estrangeiras. 

As inscrições para o Piigrad vão até 20 de outubro e o Edital pode ser encontrado aqui. 

Para mais informações: 2102-3389 (DRI)