DRI divulga edital para intercâmbio internacional em 2020

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) declara aberto o edital para o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Podem se inscrever todos os alunos de graduação da universidade, dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, que tenham concluído pelo menos 20% da carga total do seu curso até a data final de inscrição e que tenham o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 60.

O novo Edital do Piigrad traz 11 novas instituições disponíveis para a mobilidade, frutos dos últimos acordos celebrados entre a UFJF e universidades estrangeiras, oferecendo 203 vagas de destino, das quais, 20 serão contempladas com bolsas. Dentre as principais mudanças do Edital, não haverá mais a etapa em que era previsto o envio de um vídeo, onde o aluno justificava sua inscrição no processo; e o certificado do Global July adquirir um maior peso de pontuação, entre outras mudanças.

A profª Bárbara Daibert, diretora da DRI, diz ser uma satisfação muito grande abrir o Edital de mobilidade internacional de graduação. “Os alunos que vão têm a possibilidade de nos ajudar a repensar nossas matrizes curriculares, nossos cursos e a nossa forma de fazer a Universidade”, explica.

O intercâmbio sob o olhar dos estudantes

A estudante de Jornalismo, Carol Candinelli, foi para a Índia pelo Piigrad para a Hindustan University no segundo semestre de 2018. Ela conta que teve uma experiência interessante durante sua estadia no país. “Cresci muito com o intercâmbio. Ter que se virar em um ambiente totalmente diferente de tudo que você já conheceu, trabalhar com novas premissas sociais regendo o seu modo de vida, pode ser bem difícil. E foi. Se adaptar é um exercício, um que eu amei fazer, inclusive”, diz a aluna.

Muitos estudantes têm interesse no intercâmbio acadêmico, como a Natasha Vieira, também estudante de Jornalismo que pretende ir para a Espanha em razão de sua paixão pelo idioma espanhol. “Sempre desejei viajar para a Espanha ou para algum país da América Latina, como a Argentina, para poder estudar a língua. Felizmente, a UFJF pode me dar a oportunidade de realizar esse sonho que eu sempre tive”, conta. Seu maior objetivo caso consiga o intercâmbio é a fluência no espanhol. “Também espero conseguir mais experiência na área do audiovisual, que seria algo que a Argentina, muito forte no assunto, poderia me oferecer. O intercâmbio aumentaria minha bagagem cultural e me faria amadurecer mais, ao estar convivendo com pessoas que tem uma cultura diferente da minha”.

O início do intercâmbio está previsto para setembro de 2020. O edital pode ser acessado aqui.

Mais informações: 2102-3389 (DRI) ou no evento Piigrad Chat no dia 08/10, às 14h, no anfiteatro das pró-reitorias, campus UFJF.