Confap e rede de Universidades Italianas oferecem bolsa para intercâmbio de Mestrado e Doutorado

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas, declaram aberto o Edital para o programa Mobility Confap Italy – MCI 2019. As inscrições se encerram no dia 21 de outubro de 2019.

Podem participar estudantes de Mestrado e Doutorado e pesquisadores doutores por meio de suas respectivas Fundações, dos seguintes estados: Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Sul (Fapergs), Santa Catarina (Fapesc) e São Paulo (Fapesp).

Os valores das bolsas oferecidas aos pesquisadores brasileiros serão determinados por regulamentos próprios de cada Fundação. Nenhuma taxa de mensalidade será cobrada dos candidatos aprovados na Chamada. Os candidatos dos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo devem preencher um formulário próprio, conforme consta no Edital.

Mesmo que não tenha necessariamente uma oferta publicada que englobe o candidato, caso o estudante/pesquisador tiver contato direto com algum professor ou grupo de pesquisa na Itália, poderá assim mesmo aplicar para o Edital, demonstrando vínculo com a universidade através de uma Carta Convite. Para isso, deve fazer contato com o professor diretamente e solicitar uma avaliação de seu Curriculum e projeto. Em caso de ser aceito pelo professor italiano, o candidato deve solicitar a este que assine o modelo da carta, disponível aqui.

Todas as Fundações envolvidas na Chamada devem ser consultadas a respeito de critérios adicionais de elegibilidade.

O Edital do processo pode ser encontrado aqui, em inglês.

Dúvidas sobre a Chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail confap.mci@gmail.com.