DRI apresenta Global July em fórum internacional da UnB

A diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bárbara Daibert, participou, nesta quinta-feira, 12, do 2º Fórum e Feira de Internacionalização da Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. O objetivo do evento foi informar a comunidade acadêmica e promover debates a respeito da internacionalização no tripé pesquisa, ensino e extensão. Convidada pelo diretor de Relações Internacionais da UnB, Virgílio Pereira, Barbará apresentou, principalmente, o Global July como ferramenta fundamental para o processo da internacionalização da UFJF.

UnB 2019

“Tratamos do Global July como um programa de internacionalização em casa e como ele mudou a realidade da internacionalização da Universidade. Apresentamos para a comunidade acadêmica da UnB, que mostrou interesse em saber como o Global July funciona e como conseguimos dar um salto na UFJF”, ressalta a diretora.

“O programa interdisciplinar internacional que ocorre na própria UFJF foi um grande passo, que desenvolveu ainda mais a Universidade como um todo. Os cursos gratuitos são ofertados na UFJF, por professores da casa e de universidades parceiras de vários países, envolvendo também o campus de Governador Valadares, com o Global GV”, acrescenta Bárbara. A última edição do Global July, de 2019, ofereceu cursos em inglês, espanhol. francês, italiano e alemão.

As discussões do evento focaram uma visão contemporânea, segundo a qual a internacionalização vai além da mobilidade acadêmica, de estudantes, professores e técnicos, atuando em vertentes transculturais, no momento em que a globalização impõem desafios que devem ser enfrentados pela humanidade. Deste modo, o papel da Universidade torna-se, cada vez mais, pilar essencial para a construção de uma sociedade intercultural.