Os estudantes estrangeiros que realizam intercâmbio na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem participar de projetos desenvolvidos na instituição. Iniciativas como os Programas e Grupos de Pesquisa Tutorial (PET/GET), empresas juniores, equipes de competição e projetos de extensão, antes restritos aos alunos da UFJF, agora estão abertos à participação dos intercambistas.

 

O Projeto Intercâmbio Acadêmico Além da Sala de Aula (Iaasa), da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), tem como objetivo a integração desses estudantes em atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Os intercambistas participarão na condição de voluntários e poderão ter equivalência de estágio em seu currículo. O projeto foi iniciativa do aluno da Faculdade de Economia, Iago Toti, que levou a ideia para a DRI, após o retorno de seu intercâmbio na Universidade de Rostock, na Alemanha.

 

Para a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, os projetos favorecem o estabelecimento de redes de contato entre os estudantes e possibilita uma experiência mais aprofundada da cultura brasileira. “O aluno internacional terá a possibilidade de envolver-se em sua área de estudo e aplicar o que aprende dentro da sala de aula, ou seja, poderá ver a UFJF como um todo, com todas as suas oportunidades, além de ser membro de grupos que desenvolvem um trabalho notório para nossa sociedade.”

 

Bárbara destaca, ainda, que a iniciativa aumenta as oportunidades de parcerias entre a UFJF e outras universidades internacionais. “Tornamos o intercâmbio em nossa instituição um atrativo para estudantes estrangeiros. Isso proporciona um interessante viés para a nossa divulgação no exterior”, conclui.

 

Como participar

 

A Diretoria de Relações Internacionais está cadastrando os projetos dentro de Centros de Experiências. Até agora, há opções nas áreas de engenharia, computação, finanças, marketing e meio ambiente. Durante o “Orientation Day”, evento de recepção e orientação dos intercambistas, o aluno deverá preencher um formulário demonstrando interesse por algum desses Centros de Experiência. A DRI encaminhará as candidaturas para a coordenação desses projetos, que avaliarão internamente, de acordo com os próprios mecanismos de seleção, os pedidos dos alunos estrangeiros. Caso o aluno seja aprovado, poderá participar do projeto como voluntário.

 

As atividades são desenvolvidas no idioma comum entre os falantes. Nos projetos, há membros que não falam apenas o português e estão cientes das possíveis diferenças culturais. Ao término do período, o intercambista receberá um certificado de colaborador onde atuou, com descrição da carga horária total das atividades desenvolvidas. O intercambista poderá adicionar esta experiência ao currículo, comprovando que realizou um intercâmbio e atuou em um grupo desenvolvendo atividades e aprendendo/ensinando novas metodologias de trabalho.

 

Experiência acadêmica e crescimento pessoal

 

A estudante mexicana Andrea Betzabe Ayala Moncada participou da equipe de competição de robótica Rinobot Team no primeiro semestre deste ano. Andrea cursou as disciplinas de Engenharia Elétrica com ênfase em Robótica e Automação Industrial na UFJF e, segundo ela, a equipe foi uma oportunidade de conhecer trabalhos de robótica aplicada. Além disso, Andrea destacou a importância de experienciar a forma de organização do trabalho em equipe desenvolvido para alcançar os objetivos do grupo.

 

“Entre as diferentes categorias da Rinobot, há aquelas focadas na área da Mecatrônica, que tem a ver com minha faculdade. A gente realiza pesquisas, análises, vários experimentos e busca diferentes jeitos de fazer as coisas, desenvolvendo também ferramentas como o trabalho em equipe, a colaboração e a comunicação.” Segundo a aluna, há também um crescimento pessoal com o projeto. “Ser parte da Rinobot me ajudou a conhecer novas pessoas, fazer amizades, viver novas experiências dentro do âmbito estudantil e melhorar minhas habilidades de interação.”

 

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais