Abertura do III Culturas sem Fronteiras reúne iniciativas linguísticas e mostra de arte

A terceira edição do Cultura sem Fronteiras foi aberta nesta segunda, 6, em cerimônia no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que compõe a programação do Global July, contou com a apresentação de todas as iniciativas de política linguística oferecidas atualmente pela UFJF: Programa de Internacionalização de Língua Estrangeira (PU), Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), Núcleo Em Rede de Juiz de Fora, Programa Boa Vizinhança e Núcleo da Terceira Idade. Os projetos foram apresentados por seus coordenadores, que compuseram a mesa de abertura. O evento vai até o dia 9, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2YFw4jh

Após as apresentações, foram inauguradas novas mostras da Galeria Mundi, na sede da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), abrindo o calendário de exposições até julho de 2020. A exposição “Narrativas Sol Outro” reúne as mostras “Construções narrativas”, de Camila Rezende, e “MSO – experimentações 2”, de Carolina Cerqueira e Tálisson Melo – todos ex-intercambistas e bolsistas do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad). Os trabalhos são resultado das experiências dos alunos da UFJF em universidades estrangeiras.

Segundo Camila, sua experiência de intercâmbio influenciou não apenas na materialidade de “Construções narrativas”, mas também no amadurecimento de suas práticas artísticas, além da maneira que as interpreta. “Ter exposto este trabalho na DRI significa um grande reconhecimento e, também, uma oportunidade de agradecer a esta Diretoria pela bolsa de intercâmbio a mim concedida. É uma satisfação imensa expor meu trabalho no lugar que me acolheu, que acreditou em mim e permitiu expandir meu conhecimento, não só acadêmico, mas sobretudo humano.”

A inauguração da galeria contou com a participação do violinista Álisson Berbert, técnico administrativo em Educação e músico do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF. Berbert apresentou um recital sobre a influência da música europeia na formação dos músicos brasileiros, resultado da Semana de Arte Moderna.

Alunos expositores

MSO – experimentação 2, é de autoria da doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF, Carolina Cerqueira, em parceria com o doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tálisson Melo. Ambos são graduados em Artes Visuais e Artes e Design pela UFJF. Carolina realizou intercâmbio na Tomsk State Pedagogical University, na Rússia, entre 2012 e 2013. Já Tálisson estudou na Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 2011 e 2012.

Construções narrativas é da ex- aluna do curso de Artes e Design da UFJF, Camila Rezende, hoje doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Camila realizou intercâmbio entre 2012 e 2013, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal.

(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais