Fechar menu lateral

UFJF recebe doutoranda canadense para aprofundamento de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF recebeu por meio do Programa de Doutorado Sanduíche Reverso (PDSR) a pós-doutoranda Elnaz Pouranbarani, do departamento de Engenharia Elétrica e Computacional da Universidade de Calgary no Canadá. A pesquisadora, natural do Irã, passou também pelo departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Azad Islâmica em Tehran e concentra sua pesquisa de pós-doutorado na área de Modelagem Computacional.WhatsApp Image 2019-07-04 at 18.53.30

 

Durante os três meses de sua estadia, a pesquisadora aprofundou seu trabalho sobre modelagem da célula cardíaca e escolheu a UFJF devido à colaboração já desenvolvida com o professor Rodrigo Weber do Departamento de Ciência da Computação. Rodrigo tem experiência na área Multidisciplinar de Modelagem Matemática e Computacional, com ênfase em Modelagem de Sistemas Biológicos, atuando, principalmente, nas áreas de modelagem do coração, eletrofisiologia cardíaca, simulação numérica, equações diferenciais parciais e computação de alto desempenho. 

 

No final do ano passado, Weber e seu grupo de pesquisa deram um grande passo ao descobrir, por meio da modelagem computacional do coração de um paciente, por que o infarto pode aumentar a probabilidade de arritmia cardíaca. Através da análise de ressonância magnética de pacientes e do uso de modelagem computacional para simular as áreas deterioradas por conta da obstrução da coronária, o grupo deu um grande passo para chegar perto da validação de uma teoria proposta há 50 anos. A pesquisa foi reconhecida pela revista Nature, uma das mais importantes revistas científicas no mundo, tendo um dos artigos do estudo publicado nos Scientific Reports do periódico. 

 

Para Elnaz, o contato com pesquisadores especialistas em Modelagem de Tecido possibilitou um grande avanço em sua pesquisa. “Esta oportunidade foi muito engrandecedora para mim, porque tive muito contato com a parte prática. Além disso, eles são especialistas em Ciência da Computação e modelagem. Nós nos reunimos todas as semanas e eu recebi muitas ideias mas aplicar na minha pesquisa. Tenho certeza que continuaremos essa colaboração”, conta.

 

A modelagem computacional trabalha com o uso de técnicas e modelos matemáticos para a solução de problemas que ainda não possuem uma explicação baseada em pesquisas clínicas e laboratoriais, envolvendo a criação de sistemas computacionais para a implementação eficiente das soluções encontradas. “A linguagem entre as áreas é completamente diferente, mas estamos nos aproximando cada vez mais. A ideia é nos juntar para desenvolver novos métodos, modelos e técnicas”, afirma o professor Rodrigo Weber.

 

A pós-doutoranda Elnaz Pouranbarani teve sua vinda à UFJF possibilitada através do Programa de Doutorado Sanduíche Reverso (PDSR) da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP), que tem por objetivo promover a internacionalização da pós-graduação stricto sensu da UFJF, através da oferta de bolsas a discentes de cursos de Doutorado estrangeiros para estadias temporárias em Programas de Pós-graduação da instituição. Através do PDSR, a PROPP busca, também, fomentar o estabelecimento de convênios e acordos que promovam o intercâmbio internacional de estudantes de Doutorado. “Nós já enviamos dois mestrandos do departamento à Universidade de Calgary, mas antes não era possível oferecer a contrapartida de receber estudantes canadenses na UFJF, como agora. Esse programa é excelente por permitir que nossa universidade também receba estudantes internacionais”, conta o professor Ricardo.