Global July fomenta primeiro acordo de dupla titulação da UFJF com universidade estrangeira.

O Global July, além de promover a internacionalização da Universidade Federal de Juiz de Fora por meio de suas dezenas de cursos, oferecidos anualmente no mês de julho, como o próprio nome informa, fomenta também as possibilidades de acordos com as instituições estrangeiras às quais pertencem os professores visitantes que lecionam no Programa.

Um caso de valioso retorno para a UFJF foi o acordo estabelecido em 2018 com a instituição sul-coreana de ensino superior, Solbridge – International Scholl of Business, que resultou na primeira dupla titulação da UFJF com uma instituição estrangeira. O acordo foi gerido pelo professor Rodrigo Ribeiro Coimbra, docente na instituição sul-coreana e seu representante na América Latina, juntamente com o professor da Faculdade de Administração da UFJF, Danilo Sampaio, que, por meio da DRI, estabeleceram a parceria resultando na primeira dupla titulação da nossa universidade. Neste acordo, a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, por meio do seu Programa de Pós-Graduação, possibilitará ao aluno de mestrado cursar um ano na Coreia do Sul e o mesmo ocorrerá com os alunos sul-coreanos, possibilitando a dupla titulação de Mestre em Administração. O diploma será reconhecido internacionalmente.

O primeiro momento da parceria entre as duas instituições foi por meio do intercâmbio de alunos, acordo de 2017. A evolução da parceria trouxe um relevante resultado para ambas, pois foi o primeiro acordo de dupla titulação da Solbridge com instituição pública no Brasil. Coimbra, que é nascido em Juiz de Fora e ex-aluno da Faculdade de Comunicação da UFJF, participará pela 2ª vez do Global July, nesta edição, com o side event  “Brand Management on International Markets”, no dia 19 de julho, às 14h, no auditório 1 do Centro de Ciências.

“A dupla titulação, assim como a co-tutela e a dupla diplomação, acabam por se tornar a forma mais elaborada e refinada de cooperação internacional porque presume uma grande confiança mútua. Estamos certificando um aluno que não fez o curso completo aqui, mas em outra instituição, um sinal de muita confiança, de uma cooperação saudável que favorece e acrescenta mais potencial pra impulsionar a internacionalização. Os professores ficam mais seguros de agir conjuntamente”, esclarece o gerente de Relações Internacionais, Hugo Rocha.

A Solbridge International School of Business é uma escola de negócios localizada em Daejeon, Coreia do Sul. A escola foi fundada pela Universidade de Woosong em 2007 e ministra cursos de graduação em áreas como Marketing, Finanças, Gestão e Empreendedorismo em inglês, sob um modelo de ensino de negócio internacional. Cerca de 80% de seu colegiado é formado por professores internacionais, e o corpo discente conta com estudantes de mais de 56 países diferentes. O complexo de 17 andares da Solbridge Business School é um dos campi mais modernos da Coreia do Sul. Além das salas de aulas, o prédio possui um moderno laboratório de informática, biblioteca, auditório, restaurantes, cafés.