Professor peruano do Global July e ex-aluno da UFJF vence prêmio em pesquisa.

O Prêmio The World Academy of Science (TWAS) para jovens cientistas visa estimular e destacar os esforços de jovens cientistas que fizeram contribuições relevantes em biologia, física, matemática e química. Um dos principais objetivos do TWAS é reconhecer e apoiar cientistas individuais em países em desenvolvimento que tenham feito excelentes contribuições para o avanço da ciência, medidos em termo de números e impacto de artigos de pesquisa científica publicados em periódicos reconhecidos internacionalmente.

O vencedor da categoria Matemática no ano de 2018 foi Ángel Enrique Ramírez Gutiérrez com a pesquisa “Um Algoritmo de Pontos Interiores para Problemas Não Lineares de Complementaridade Mista”. Angel cursou seu mestrado na UFJF entre 2011 e 2013 sob orientação do professor Grigori Chapiro e co-orientação de Sandro R. Mazorche. Em 2014, ele foi contemplado com uma das bolsas do programa de Generación Científica Becas Nacionales – Fortalecimiento de Programas de Doctorado en Universidades Peruanas oferecido pelo Concytec-Cienciactiva para realizar seu doutorado na Universidad Nacional de Ingeniería – UNI, no Peru, onde desenvolveu sua tese sob co-orientação do professor Grigori Chapiro.

Durante o Global July 2019, o professor doutor Angel Enrique Ramirez Gutierrez vai lecionar o curso “El método de diferencias finitas y su aplicación en un algoritmo de direcciones factibles para problemas de complementaridad”. O curso consiste em apresentar o método das diferenças finitas e condições de otimalidade de Karush-Khun-Tucker, além de estudar um algoritmo de direções viáveis para problemas de complementaridade. Neste curso, serão apresentados modelos unidimensionais descrevendo a difusão do oxigênio dentro de uma célula e o processo de combustão in situ, que será discretizado por diferenças finitas e aplicará o algoritmo estudado na forma discreta. O curso será oferecido durante os dias 23, 25 e 30 de julho e 01 e 06 de agosto, de 9h às 12h em local a ser definido.