Primeira aplicação do Celpe-Bras acontece terça-feira

A primeira aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) na UFJF vai acontecer na próxima terça-feira, 28. O exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

A UFJF se tornou um posto aplicador em 2019 dando mais um passo no processo de internacionalização da instituição. Essa condição capacita a universidade a prestar um serviço cada vez mais importante para a comunidade estrangeira, já que o Celpe-Bras, que já era parte dos processos de aceite de candidatos aos programas nacionais de intercâmbio (PEC-G e PEC-PG), recentemente se tornou parte obrigatória do processo de naturalização – interesse de muitos refugiados que pretendem viver permanentemente no país.

O exame será aplicado novamente no segundo semestre e as datas de inscrição e execução da prova serão divulgadas em breve.