PII-GRAD Chat iniciou encontros sobre intercâmbio

O  PII-GRAD Chat aconteceu ontem no anfiteatro das pró-reitorias, teve o auditório cheio e marcou o início de uma série de encontros que continuarão no lounge da DRI, quinzenalmente, sempre às 17 horas. Confira aqui o calendário dos encontros para o primeiro semestre.

O encontro de ontem, que teve transmissão por vídeo-conferência para o Campus UFJF – Governador Valadares e via live pelo Instagram da DRI, contou com a presença da diretora de Relações Internacionais, prof. Bárbara Daibert, o coordenador do PII-GRAD, Thiago Coelli, além da presença das alunas Thais Milena Adão, Maria Clara Alves e Júlia Lourenço Büttenbender, participantes da ONG Em Rede, com a qual a DRI mantém parceria para a organização dos encontros.

foto piigrad abril 2019

Houve também a participação de ex-intercambistas que falaram de suas experiências no intercâmbio. Foram convidados os alunos Warley Almeida Silva, que estuda Ciência da Computação na UFJF e foi para Universitat Passau na Alemanha, e Henrique Ayres, estudante de Engenharia Mecânica na UFJF que passou um tempo na Rússia, onde estudou na Universidade Pedagógica Estadual de Tomsk.  “O benefício acadêmico que tive pelo PII-GRAD foi ter um contato com a comunidade acadêmica de outro país, ver como as coisas funcionam  lá, como acontece o intercâmbio de ideias, as pesquisas, a relação aluno professor, além de ter me dado a oportunidade de lecionar uma turma de inglês que foi meio que a minha primeira experiência deste tipo. Benefício pessoal foi poder conhecer pessoas do mundo todo, conhecendo melhor várias culturas, e criar fortes amizades lá, tive a oportunidade também de visitar e morar num país que sempre sonhei conhecer, além disso, o programa me deu a oportunidade de aprender melhor russo para passar num exame para um certificado”, relatou Henrique Ayres.

Os encontros são realizados para os alunos aprovados no edital do PII-GRAD 2019 que deverão ainda viajar para os países escolhidos e para os alunos interessados em realizar intercâmbio e participar do processo seletivo do programa. A roda de conversa é uma oportunidade para que todos possam conhecer e trocar experiências com estudantes que já participaram do intercâmbio e compartilhar experiências e informações.