Estão abertas as inscrições para o PII-JOÃO 2019

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Intercâmbio Internacional do Colégio de Aplicação João XXIII, o PII-JOÃO 2019. O programa tem como objetivo fomentar a mobilidade acadêmica da escola, selecionando alunos de excelência para uma temporada de estudos na Dinamarca.  O convênio é o primeiro na história da instituição que permite o intercâmbio recíproco de estudantes entre dinamarqueses, do colégio Mariagerfjorg Gymnasium, e brasileiros do Colégio João XXIII.

O Edital PII-JOÃO 2019 vai selecionar 25 estudantes para um período de até um mês de intercâmbio na instituição dinamarquesa. Podem se inscrever alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII regularmente matriculados e frequentes que estejam no primeiro, segundo ou no terceiro ano do Ensino Médio regular ou cursando primeiro ou o segundo ano na Educação de Jovens e Adultos. Os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos completos até o dia 20/08/2019, além de ter médias de Rendimento Escolar igual ou superior à média de aprovação na instituição. O aluno deve também ter sido aprovado, com aproveitamento mínimo de 70%, no exame de proficiência em língua inglesa efetuado pelo Colégio de Aplicação João XXIII.

A diretora de Relações Internacionais, prof. Bárbara Daibert, comemora.  “O lançamento do edital de intercâmbio do Colégio de aplicação João XXIII é mais um passo que solidifica nossas relações com o colégio Mariagerfjorg Gymnasium da Dinamarca,  além de contribuir muito com a internacionalização também no colégio, através da mobilidade. O intercâmbio possibilita o contato entre os alunos e abre janelas para a reflexão sobre outros modelos de ensino do mundo,  no caso, de um país considerado importante em muitos sentidos em sua valorização histórica da educação fundamental e de ensino médio”.

Os candidatos concorrerão a 10 bolsas de estudos oferecidas pelo Programa da DRI/UFJF, no valor total de US$ 1.500 (um mil e quinhentos dólares americanos) cada uma. As bolsas serão distribuídas, prioritariamente, entre os 10 candidatos aprovados no processo seletivo que comprovarem condições socioeconômicas mais desfavoráveis.

As inscrições podem ser feitas através da aba “Eventos” no SIGA ou através do link, até as 17h do dia 25 de março. No dia 27 deste mês serão divulgadas as candidaturas homologadas pela comissão avaliadora.