DRI recepcionará alunos estrangeiros no Orientation Day

programaçãoNo primeiro dia de aula, segunda-feira (11), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), em nome da Universidade Federal de Juiz de Fora, dará as boas-vindas para cerca de 50 alunos estrangeiros no Orientation Day (dia de orientações). O evento é organizado pela DRI em parceria com o Projeto Buddy e visa integrar os alunos recém-chegados à universidade e à Juiz de Fora.

Durante toda a manhã, os intercambistas receberão informações sobre a matrícula no Siga, o registro de estrangeiros na Polícia Federal, dentre outras orientações. Há também espaço para troca de conhecimento e para que o aluno saiba mais a respeito das oportunidades e programas oferecidos pela UFJF, que também serão apresentados no Orientation Day.

Os intercambistas, vindos de diversos países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Haiti, Holanda, Japão, México, Peru e Porto Rico, contam também com a ajuda de um aluno voluntário. A iniciativa faz parte do Projeto Buddy, que liga estrangeiros e brasileiros antes mesmo da chegada do aluno ao Brasil. O projeto seleciona estudantes da UFJF dispostos a ajudar os novos colegas estrangeiros em tarefas do cotidiano, desde o acompanhamento do seu “buddy” ao restaurante universitário (RU), confecção da carteirinha de estudante, busca por uma moradia, até a apresentação dos pontos turísticos da cidade.

A manhã de atividades também conta com um tour pelo Campus Juiz de Fora e almoço no RU para que brasileiros e estrangeiros interajam e formem uma comunidade acadêmica internacional. O objetivo é que os alunos possam conhecer, antes do início do semestre, o espaço em que estarão vivendo e criando memórias nos próximos seis meses.