Ementas dos cursos de graduação estão disponíveis em inglês

(por UFJF Notícias)

Todas as ementas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão disponíveis em inglês. A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e integra ações de política linguística institucional da UFJF. O trabalho de tradução foi realizado a partir de um projeto com duração de quatro meses, em que alunos trabalharam sob supervisão da DRI.

As ementas traduzidas estão organizadas em subgrupos, como por campus, cursos à distância e faculdades. De acordo com a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, o projeto foi desenvolvido por um equipe com mais de 40 integrantes, incluindo alunos de diversos cursos, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs). Para as traduções, bolsistas ficaram responsáveis pelas ementas de suas respectivas áreas.

Bárbara explica que o aluno estrangeiro tem a oportunidade de entrar no site e acessar a ementa de seu curso traduzida, o que facilita a inscrição nas disciplinas e os trâmites que precisam ser feitos para a matrícula desses estudantes. Junto a isso, ela acredita que a medida também contribui para a internacionalização da Universidade, uma vez que “pesquisadores estrangeiros podem conhecer o trabalho da Instituição e saber da seriedade com a qual ele é desenvolvido”.

Além disso, a diretora acredita que a internacionalização também pode ser sentida por quem é e está no Brasil. “Às vezes, alunos que ainda não tiveram a experiência de ir para fora do país podem ter essa vivência aqui, a partir do contato com outras línguas e culturas.” Segundo ela, um dos próximos passos é traduzir as ementas dos cursos também para o espanhol.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, destaca a tradução das ementas como mais uma das frutíferas parcerias entre setores, “na perspectiva de atrair e incentivar o interesse de estudantes estrangeiros pela Instituição”. Além disso, ela enfatiza que o processo de internacionalização, no âmbito das universidades, é um indicador relevante na formação de qualidade. “Deste modo, a UFJF tem projetado e desenvolvido diversas ações que são articuladas e envolvem variados atores”.

(32) 2102-3389/3947 – Diretoria de Relações Internacionais da UFJF