Conheça a plataforma de networking da Comissão Europeia para pesquisadores

A EURAXESS – Pesquisadores em Movimento é uma iniciativa da Comissão Europeia que fornece informação e serviços de apoio a pesquisadores profissionais, por meio de mobilidade e desenvolvimento de carreira, enquanto aprimora a colaboração científica entre a Europa e o mundo. A rede EURAXESS é formada por 40 países europeus e conta com representantes ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A adesão à rede pode ser feita de forma gratuita e garante acesso a diversos portais que reúnem pesquisadores em todas as fases de suas carreiras.

Um dos objetivos da EURAXESS Brazil é ajudar os pesquisadores europeus que trabalham no país a manter o contato entre si e com a Europa. A rede é também aberta aos pesquisadores, cientistas e alunos brasileiros, e visa promover a cooperação científica entre Europa e Brasil, além de reforçar a Europa como um destino de excelência na pesquisa.

No Brasil, são desenvolvidos três tipos de atividades principais: divulgação de informações, networking de pesquisadores e organização de eventos. Para isso, a rede oferece recursos e serviços, como o site da EURAXESS Brazil, onde oportunidades de financiamento e de pesquisa na Europa são divulgadas, assim como eventos sobre estes temas. Há também uma lista de difusão, na qual são enviadas semanalmente notícias relevantes sobre eventos, chamadas abertas ou últimos desenvolvimentos nas áreas da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Europa e no Brasil. Além disso, o pesquisador tem acesso a uma lista de chamadas abertas para financiar sua mobilidade e uma newsletter trimestral. A iniciativa também promove eventos de networking voltados aos seus membros e participação em eventos de promoção da mobilidade internacional dos pesquisadores.

Para estar sempre atualizado sobre a EURAXESS no Brasil e receber notícias regulares sobre suas atividades também na Europa, o interessado pode se inscrever na lista de difusão ou assinar a newsletter trimestral.