Comissão Fullbright tem 11 editais abertos para brasileiros

Lançadas, anualmente, pela Comissão Fullbright, as bolsas contemplam brasileiros com formações em diferentes áreas e oferecem apoio para estudos nos Estados Unidos. As inscrições vão até dia 23 de setembro.

Entre os requisitos comuns, estão a proficiência em inglês e a residência no Brasil no momento da candidatura. Para saber mais detalhes sobre os editais, basta acessar o site da entidade. Confira os editais abertos em 2018:

Doutorado Sanduíche nos EUA: Doutorandos brasileiros de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever a uma bolsa com nove meses de duração (com início em agosto/setembro de 2019 e término em abril/maio de 2020).

Ensino de português nos EUA: O programa ForeignLanguageTeachingAssistant (FLTA) oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA.

Professor pesquisador/visitante nos EUA: Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos.

Professor/Pesquisador Júnior nos EUA: O programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Cidades Globais na Cuny, Nova York: A Cátedra em Cidades Globais em CUNY, the City Universityof New York se destina a professores e pesquisadores provenientes da área ambiental, de política social, saúde pública, transporte, educação, resiliência ambiental e planejamento urbano. O foco da temática deve ser em política social e estudos urbanos.

Música em Bloomington, Indiana: Música, como performance ou pesquisa, na Universidade Indiana. A Cátedra se destina a intérpretes, professores e pesquisadores que atuem nas áreas de performance, composição, estudos de jazz, teoria, musicologia, etnomusicologia ou estudos culturais. A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar performances, pesquisas e/ou ministrar cursos.

Ciências Agrárias em Nebraska, Lincoln: Esta cátedra destina-se a professores pesquisadores com experiência comprovada na área das Ciências Agrárias com foco na ampliação da produtividade e eficiência dos sistemas agrícolas. O candidato selecionado deverá passar quatro meses ministrando cursos e/ou realizando pesquisa na University of Nebraska, Lincoln.

Estudos Brasileiros em Umass Amherst: A Cátedra em Estudos Brasileiros se destina a professores e pesquisadores com experiência comprovada nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação, na sua área de especialidade no departamento correspondente, durante a estadia de quatro meses na Universidade de Massachusetts Amherst.

Estudos Brasileitos em Ut Austin: A Cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Texas Austin se destina a professores e pesquisadores com experiência comprovada. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada em tema relacionado a Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas Educacionais no Brasil.

Estudos Brasileiros na Emory: Esta cátedra procura por professor brasileiro experiente para realizar pesquisa, ministrar palestras, seminários e cursos para estudantes de pós-graduação por até quatro meses. As atividades devem ser relacionadas aos desafios globais e sua relação com o Brasil, trazendo novas perspectivas e conhecimentos sobre questões contemporâneas na América Latina.