Fechar menu lateral

Como realizar intercâmbio pela UFJF? – Parte 2

Se você ainda não leu a primeira parte, você pode conferir aqui.

 

Depois de passar pela análise do IRA e das Atividades Extra Curriculares, é hora de falarmos sobre a segunda etapa. Nessa fase, a banca irá analisar um vídeo argumentativo enviado pelo participante no momento da inscrição.

 

A gravação do vídeo é o momento do processo que mais gera dúvidas e que mais elimina candidatos, por isso, preste muita atenção!

 

Durante a avaliação, a banca julga principalmente os critérios e justificativas apresentadas pelo aluno para ter escolhido a instituição de destino; a argumentação do candidato sobre sua capacidade de representar a UFJF no exterior; e a capacidade do estudante em demonstrar de que maneira o intercâmbio pode contribuir para sua formação e para o crescimento da UFJF e de sua comunidade.

 

Thiago Coelli, que atua no setor de Outgoing da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF, comenta que é muito importante que o interessado se atente para o vídeo, pois é uma etapa decisiva pra quem quer conquistar uma vaga: “para ter um bom resultado na segunda etapa o candidato deve se preparar, pesquisar sobre a universidade, buscar informações sobre a linha de estudos que deseja trabalhar na universidade estrangeira e como esse período no exterior pode agregar valor em seu retorno à comunidade acadêmica da UFJF, é importante que o aluno apresente segurança em seus objetivos”.

 

Com destino à Universitat Passau, na Alemanha, o estudante de Engenharia da Computação Warley Almeida Silva comenta que o aluno deve se empenhar muito durante o planejamento do vídeo: “É muito difícil estruturar mil pensamentos e ideias em tão pouco tempo, por isso é interessante montar um pequeno roteiro antes de começar a gravar defendendo a sua candidatura. Além disso, tente deixar claro quais características da universidade de destino te chamam mais atenção”, comenta o aluno.

 

Mas o que exatamente fazer para obter uma boa pontuação na avaliação do vídeo?

 

Não existe uma fórmula mágica, mas primeiro, é importante atentar para o fato de que o candidato deve iniciar o vídeo dizendo seu nome completo, curso na UFJF, país e universidade de destino pretendidos. Então não se esqueça, se você não atender esses requisitos iniciais você pode ser eliminado.

 

Depois, é só seguir em frente e ‘vender seu peixe’! Com destino a Flinders University, na Austrália, o jornalista Hugo Queiroz comenta que o mais importante é demonstrar conhecimento e segurança: “Creio ser muito importante mostrar que você pesquisou sobre a universidade e país de destino e que está confiante”, aponta. “Além disso, tente responder a questões básicas: porque você escolheu esse destino? Como isso se relaciona com a sua área? Como o intercâmbio impactará no seu futuro acadêmico e como isso vai ajudar a sociedade?” completa Hugo.

 

Com o roteiro pronto, é hora da gravação! Não tem aquela câmera maravilhosa e tem medo disso impactar negativamente no seu vídeo? Não se preocupe, a banca não analisa os aspectos técnicos nem estéticos, somente sua argumentação. Por isso, se desejar, você pode gravar até pela webcam do seu notebook, só não se esqueça de ser claro e objetivo.

 

Em rumo ao exterior

 

Depois de enviar o vídeo, o candidato aprovado deve estar atento aos próximos passos.

 

A terceira parte do processo seletivo se refere a proficiência de língua estrangeira. Por isso, os candidatos cujas instituições pretendidas exijam proficiência mínima em idiomas, deverão entregar a comprovação exigida informada no anexo de vagas do edital.

 

Mas se você se preparou e leu o edital com antecedência, você não deixou essa etapa para a última hora, não é mesmo? Lembre-se que se você postergar a realização do teste de proficiência, você pode ultrapassar a data limite estabelecida pelo edital, e com isso, ser eliminado. Então não se esqueça e corre para fazer essa prova!

 

Já a quarta e última fase do processo de seleção do PII-GRAD consiste na candidatura dos alunos nas universidades do exterior. A aprovação será comprovada pelo envio, por parte da instituição estrangeira conveniada, da carta de aceite. Mas por enquanto não se preocupe com essa fase, pois as instruções só são dadas após os aprovados serem selecionados.

 

No mais, já deu pra ter uma noção de como participar do PII-GRAD, não é mesmo? Agora, é só ficar atento e esperar o próximo edital, que será publicado no nosso site nas próximas semanas!