Alunos do PEC-G e PEC-PG se reúnem com professor da Haward University

Na última quinta-feira, dia 6, aconteceu na Diretoria de Relações Internacionais (DRI)  um encontro entre a diretora do setor, professora Bárbara Daibert, os servidores Carla Visentin  e Vítor Hugo Terra, os alunos africanos do Programa PEC-G e PEC-PG e o professor Clément Animan Akassi, da Haward University.

Convidado pela UFJF para integrar a equipe de professores do Global July 2017, Akassi, que trabalha com temáticas de estudos africanos e diáspora, está  ministrando o curso “Estudios afrianos/diaspóricos y descolonización del imaginário”.  O curso, que teve início no dia 03, pretende mostrar como as produções culturais africanas participam da reconstrução das identidades.

A reunião serviu como suporte para que o professor, que também é africano, conhecesse os alunos do programa: “A conversa foi feita, pois o Akassi tinha o desejo de conhecer os alunos africanos da nossa Universidade, uma vez também que em seus estudos trabalha as temáticas de diáspora”, destaca professora Bárbara.

No encontro  foi discutida a criação de uma plataforma com orientações que ajudará africanos que queiram vir estudar no Brasil. Só o PEC-G, por exemplo, conta com 59 países participantes (25 da África, 25 das Américas e 9 da Ásia), sendo a África o continente de origem de maior parte dos estudantes.

Membro da equipe da DRI, Carla Visentin destaca que a universidade, muito em breve, se tornará também um aplicador do CELPE-BRAS- exame aplicado no Brasil, desenvolvido e outorgado pelo MEC. Estse possibilita a certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros. Carla também destaca que a UFJF estuda a criação de uma plataforma on-line para auxiliar os estudantes deste acordo bilateral diplomático, já que a barreira linguística pode prejudicar tanto na graduação extensiva bem como para a iniciação cientifica nos cursos de mestrado e doutorado.

20108087_1368966373218964_57950894_o