Fechar menu lateral

Informações sobre PIIGRAD 2017

Prezadas (os) candidatas (os),

A UFJF | Internacional publicou no site do PIIGRAD instruções detalhadas para a realização da candidatura às instituições estrangeiras. Acesse a página (https://www.ufjf.br/piigrad/inicial/candidaturas).

No dia 8 de março às 15h no auditório da reitoria, será realizada a primeira reunião obrigatória de esclarecimentos.

Sobre o edital complementar de vagas ociosas. O aluno que encontra-se no resultado final pós recurso como: APROVADO, CLASSIFICADO OU DESCLASSIFICADO NA 3ª ETAPA poderá participar do edital de vagas ociosas. Ressaltamos que o aluno que optar em participar do edital de vagas ociosas, abrirá mão de sua atual classificação para concorrer às vagas ociosas e não concorrerá à bolsas de intercâmbio. O edital de vagas ociosas fará uma nova classificação através da pontuação final dos candidatos, gerando nova classificação de acordo com as notas e destinos escolhidos.

______________

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Prazos de candidaturas

Cada instituição possui processo de candidatura próprio. Há ainda prazo confortável para a realização do procedimento para todos os destinos. A UFJF | Internacional disponibilizou na página Candidaturas do site oficial do PIIGRAD, instruções detalhadas para todos os destinos. Horários para orientação presencial, serão disponibilizados a partir de março no portal do PIIGRAD. Informações poderão ser solicitadas através do e-mail estagiario1.cri.ufjf@gmail.com.

Tempo de análise de candidatura, cartas de aceite  

A carta de aceite é o documento definitivo onde a universidade anfitriã atesta o recebimento do aluno. É um documento necessário para emissão do visto de estudante. O prazo para entrega das cartas é de total responsabilidade das universidades parceiras.

Normalmente chegam pelos meses maio, junho e, em alguns casos, em julho. A UFJF não define o prazo exato de entrega.

Adiamento e extensão do intercâmbio

Os alunos aprovados no PIIGRAD 2017 tem sua vaga de intercâmbio garantida para o primeiro semestre (europeu) de 2017, que se inicia em agosto-setembro. Após completar seu primeiro semestre no exterior o aluno pode solicitar a extensão do período de intercâmbio por mais um semestre. A decisão depende da análise do seu desempenho acadêmico pela UFJF e pela instituição anfitriã. Ambas precisam autorizar o pedido.

Distribuição de bolsas

A UFJF | Internacional, à medida que houver desistências, divulgará informe atualizado da classificação do PIIGRAD 2017, assim como, caso tenha alguma bolsa remanescente, será distribuída conforme edital.

Bolsas Santander

A UFJF | Internacional aguarda contato do programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander para a conclusão do convênio do ano de 2017. Não há estimativa do número de bolsas. O valor do benefício em 2016 foi de cerca de  € 3 mil (três mil euros).

As bolsas Santander são distribuídas através de edital complementar ao PIIGRAD 2017, apenas os aprovados no PIIGRAD 2017 podem concorrer às bolsas Santander. Seu critério de prioridade é meritocrático, pelos melhores colocados sem bolsa na classificação geral, de forma não cumulativa.

Matrículas no exterior e alojamentos

Os aprovados podem verificar desde já as disciplinas de interesse através do site da instituição anfitriã. As disciplinas precisam ser aprovadas pela UFJF e pela universidade parceira. Ao chegar no exterior, se existir incompatibilidade na grade horária do aluno, há um período de ajuste de matrículas nas primeiras semanas de aula.

Durante as candidaturas haverá a opção em alguns destinos de solicitar alojamento. Após a análise a instituição decidirá se há ou não disponibilidade para o aluno.

Pagamento de bolsa

Ainda será divulgado calendário de pagamento de bolsas. Metade do valor será pago antes da viagem (isto é, antes de setembro) e outra metade após a viagem (entre setembro e novembro). Os pagamentos são feitos em reais, vinculados pelo valor em dólar, segundo o especificado para cada destino.

Para ser incluído na bolsa de intercâmbio no SIGA, o aluno não pode possuir quaisquer outros vínculos com projetos da UFJF, sejam remunerados ou voluntários. Apenas apoio estudantil e projetos que não geram registro no SIGA não geram incompatibilidade.

Matrícula na disciplina PIIGRAD

Ao sair do país a matrícula do intercambista se manterá ativa pelo vínculo à disciplina PIIGRAD I. Um mês antes do intercâmbio, todos os alunos de posse da carta de aceite devem ser matriculados na disciplina, via SIGA. Será informada uma data para o aluno comparecer escritório da UFJF | Internacional para a realização da matrícula.

No retorno ao Brasil, o intercambista deve preencher o relatório de retorno, anexando o histórico escolar e um depoimento em vídeo. Em caso do aluno não oferecer resultados satisfatórios (ser reprovado em todas as disciplinas), devolverá o valor investido no intercâmbio pela UFJF, caso o aluno tenha sido contemplado com bolsa de intercâmbio.

No exterior

Estudantes da UFJF devem estar cientes da importância de manter o comprometimento no exterior. Ser aluno de uma universidade estrangeira pode abrir portas para ainda mais oportunidades, como estágios, atividades de pesquisa ou mesmo pós-graduações.

As universidades parceiras mantém contato com a UFJF informando o desempenho dos intercambistas. Em caso extremos de abandono escolar e reprovações por falta, um processo interno pode ser aberto contra o aluno, que perderá o intercâmbio, ou, se for bolsista, será obrigado a devolver o investimento para os cofres da união.

Informações adicionais

A UFJF l International não presta informações sobre passaporte, vistos, passagens aéreas, seguro viagem entre outros. Tais informações devem ser obtidas junto às organizações competentes.