Fechar menu lateral

Vídeo para inscrição no PII-GRAD

O edital do PII-GRAD 2017 (Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação) já está aberto e as inscrições vão até dia 17 de novembro. Uma das partes mais importantes da inscrição é o vídeo de um minuto enviado pelo candidato.

 

O tempo, de um minuto, foi reduzido em relação ao ano passado. Thiago Coelli, funcionário responsável pelo PII-GRAD na Diretoria de Relações Internacionais, explica o motivo: “Nós reduzimos o tempo porque avaliamos que um minuto é o suficiente para o aluno ser direto e falar tudo o que deseja para realizar o seu intercâmbio”.

 

No vídeo, três questões devem ser respondidas pelo aluno:

 

  • A escolha da instituição de ensino;
  • Como o aluno vai representar a UFJF no exterior;
  • Como o intercâmbio vai contribuir para sua formação e para o crescimento da UFJF e da sua comunidade.

 

Cada uma dessas questões vale 10 pontos, somando no máximo 30 pontos. O aluno deve conseguir pelo menos 10 pontos na avaliação do vídeo para ser aprovado na segunda etapa. O aluno deve começar o vídeo dizendo seu nome completo, curso na UFJF, país e universidade de destino pretendidos.

 

Os aspectos técnicos e estéticos do vídeo, como edição e iluminação, não serão avaliados. Ou seja, o mais importante é o conteúdo da fala do candidato e sua objetividade, já que ele dispõe de apenas um minuto.

 

Clarissa Campos, funcionária da DRI, foi uma das avaliadoras dos vídeos do edital PII-GRAD 2016 e ela comenta que “para conseguir falar tudo o que o aluno precisa em um minuto, o mais importante é se planejar e ser muito objetivo. Um bom vídeo é um vídeo planejado, quando nós vemos que o aluno sabe sobre o que está falando”.

 

Outra dica que Clarissa dá é “entrar no site da universidade pela qual se interessa, procurar os cursos, as disciplinas e os professores, pesquisar o método de ensino da instituição. Observar se a sua escolha se encaixa com o que estuda na UFJF e com o que pretende seguir na carreira”.

 

Thiago também atenta para a necessidade da leitura de todo o edital, ele comenta que “no final, a melhor forma de se preparar é saber exatamente o que o edital está pedindo”.

 

Para mais informações, acesse o site: https://www.ufjf.br/piigrad ou entre em contato com o setor de Outgoing da DRI no telefone (32) 2102-3389.