Fechar menu lateral

“Internacionalização sempre começa em casa”

O último dia Seminário de Internacionalização da UFJF começou com a palestra “Desenvolvendo um plano estratégico abrangente de internacionalização” com o professor Mario Ortiz, pró-reitor adjunto de Relações Internacionais da Catholic University of America em Washington, D.C. nos Estados Unidos.

 

O professor Ortiz agradeceu à diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, pelo convite e recepção na UFJF. Ao início de sua palestra, ele explicou o funcionamento da Universidade em que trabalha. A palestra foi traduzida pelos funcionários da Diretoria de Relações Internacionais, Clarissa Campos e Hugo Rocha.

 

Um dos pontos mais importantes ressaltados pelo professor foi a diferença entre atividades internacionais e internacionalização. Ele comenta: “Tudo que é feito, é internacional. Internacionalização é outra coisa. É necessário que toda a instituição desenvolva um plano estratégico para ter internacionalização”.

 

O professor terminou sua palestra e deu início às perguntas da plateia com uma das falas mais importantes do dia: “Internacionalização sempre começa em casa”.

 

A simpatia e senso de humor do professor Ortiz foi essencial para que o público se sentisse confortável para fazer perguntas sobre o momento político dos Estados Unidos, acordos internacionais, mudanças de pensamento em relação à internacionalização e muito mais.

 

Acordos Internacionais na UFJF

 

Após a palestra do professor Mario Ortiz, o Seminário ofereceu um coffee break para seus participantes, um momento importante para que o público pudesse interagir entre si e debater sobre os temas abordados.

 

Em seguida, foi feita uma breve apresentação sobre o setor de Acordos Internacionais da Diretoria de Relações Internacionais com a funcionária responsável pelo setor Incoming, Clarissa Campos. A apresentação serviu para esclarecer dúvidas antes do início da mesa redonda com professores sobre o assunto.

 

A mesa redonda sobre Acordos Internacionais foi mediada pelo professor da Faculdade de Letras, Tiago Torrent e composta pelo professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Danilo Oliveira, pela professora Letícia Zambrano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pela professora da Faculdade de Engenharia de Produção, Roberta Nunes e pelo professor Telmo Ronzani, da Faculdade de Psicologia.

 

Os professores contaram um pouco das suas histórias profissionais, citaram projetos e conquistas, como acordos internacionais, feitas em suas áreas específicas e também reforçaram a importância de uma instituição que valorize a internacionalização, como por exemplo, aulas em inglês na graduação.

 

Durante o momento direcionado para perguntas do público, os professores responderam sobre desafios e também foi falado sobre a possibilidade dos alunos interessados da UFJF ajudarem no processo de conseguir novos acordos internacionais.

 

O evento foi encerrado com uma fala de agradecimento da diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, que reforçou:  “Se nós quisermos fazer a internacionalização, é preciso que uma mudança de concepção ocorra primeiro. Por isso a importância desse Seminário, para a troca de ideias, experiências e para que os jovens já ouçam sobre o assunto desde já”.