Fechar menu lateral

UFJF é 4ª melhor em Internacionalização no ranking da Folha

A Internacionalização da Universidade Federal de Juiz de Fora é a 4ª melhor do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta semana. A UFJF ficou em 19ª posição entre as 195 instituições de ensino superior avaliadas. Entre as universidades mineiras a UFJF ocupa a terceira colocação. A instituição subiu uma posição em relação ao ranking publicado em 2015, de 20ª para 19ª. Confira quadro abaixo.

 

tabela-ranking-folha-ufjf02-1-630x391

 

O RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em cinco indicadores: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação.

 

4ª melhor em Internacionalização

 

A melhor colocação da instituição ficou com o indicador Internacionalização, o que deixa a UFJF em quarto lugar no ranking nacional. Desde a primeira edição da pesquisa que avaliou esse quesito, em 2013, a UFJF subiu 60 posições em internacionalização, em apenas três anos.

 

Segundo a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, o resultado é fruto das ações da Universidade para valorizar o intercâmbio de alunos e pesquisadores, principalmente por meio do PII-GRAD (Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação). “Trata-se de um programa com investimentos próprios da UFJF e isso é muito importante quando se fala em internacionalização. Destinamos cerca de meio milhão de reais para que 43 estudantes da graduação pudessem ter experiências de estudos no exterior, sendo 23 com bolsa, e 15 do Colégio de Aplicação João XXIII, sendo dez com bolsa.”

 

Ainda segundo a diretora, programas como mobilidade acadêmica, parcerias com universidades internacionais, estabelecimento de novos acordos e convênios, recebimento de alunos do PEC-G (Programa Estudante Convênio de Graduação) e a consolidação da Universidade como centro aplicador de exame TOEFL também contribuíram para o crescimento do programa Idiomas sem Fronteiras. “São programas que acabam possibilitando contatos e publicações conjuntas entre pesquisadores da UFJF e internacionais”.

 

O Ranking Universitário Folha

 

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil.

 

Outras informações: RUF 2016