Intercambistas e “buddies” foram apresentados hoje

O Projeto Buddy promoveu, hoje, o evento de apresentação dos alunos estrangeiros e seus buddies. Esse projeto é responsável por selecionar e coordenar os estudantes da UFJF que são voluntários (buddies – amigos) para apoiarem, durante todo o semestre, os intercambistas que chegam à universidade.

Esta iniciativa visa facilitar o intercâmbio dos alunos estrangeiros e, principalmente, torná-lo mais rico e cultural. Além disso, possibilita que os alunos da UFJF compartilhem dessa experiência.

O evento contou com a participação da diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, que agradeceu ao Projeto Buddy pela iniciativa, aos alunos voluntários da UFJF e desejou as boas vindas aos intercambistas: “Nós aqui, na UFJF, recebemos vocês de coração e braços abertos e eu só posso desejar uma ótima estadia, com muitas experiências e amizades. Aproveitem as disciplinas oferecidas e tudo o  que a universidade oferece, não só dentro de sala de aula, mas fora também”.

O Projeto Buddy tem o apoio da DRI e do Curso de Turismo, e conta com a coordenação de alunas ex-intercambistas que trouxeram a ideia para a universidade. Eliza Feres, estudante de Turismo e uma das coordenadoras do projeto, deu as boas vindas aos alunos estrangeiros e fez uma apresentação sobre a origem do programa, falando sobre obrigações dos buddies e planos para o semestre.

Eliza frisou a importância do melhoramento do Projeto e da criação de novas oportunidades sociais e culturais para os intercambistas. “Nós temos a intenção de aprimorar as programações que já conseguimos realizar no semestre passado e incluir novas atividades. Por exemplo, nós temos duas viagens previstas, uma para o Pico da Bandeira e outra para os Jogos Paralímpicos. Outro objetivo neste semestre, em termos administrativos, é consolidar uma equipe de organização. A partir disso, poderíamos ter uma distribuição de funções, potencializando e organizando o projeto de maneira elaborada.”

Ao final da introdução do Projeto, cada intercambista foi designado a seu buddy e foram feitas as apresentações de todos. O momento foi propício para uma maior integração e troca de experiências entre os alunos da UFJF e os alunos estrangeiros.

A estudante de Direito, Andressa Soares, fez intercâmbio para a Universidade de Camerino na Itália e agora está atuando como buddy: “Eu acho o Projeto muito importante para as coisas fora da universidade também, porque quando os intercambistas chegam, geralmente se reúnem entre eles, mas, na maioria das vezes, as culturas são muito diferentes, e, se o aluno está procurando por uma imersão na cultura brasileira, ele não vai viver essa imersão se ficar apenas com outros intercambistas”.

Andressa ressalta a relevância de os buddies levarem os estrangeiros para lugares frequentados pelos próprios estudantes no dia a dia e fazerem com que os intercambistas vivenciem um pouco da rotina local. “Isso tudo faz parte do intercâmbio, não só o estudo, a questão cultural é também muito importante. Eu notei isso no meu intercâmbio. Eu não tive um buddy e ,no início, fiquei somente com intercambistas. Foi só quando conheci alguns italianos, que eu comecei a realmente vivenciar a cultura e ter certeza que estava vivendo o intercâmbio da melhor forma possível”.

As inscrições para o Projeto Buddy são contínuas e as seleções acontecem ao final de cada semestre. Os interessados em participar no próximo semestre devem fazer a inscrição pelo site: https://www.ufjf.br/internationaloffice/formularios-e-documentos/projeto-buddy/.

Foto: Twin Alvarenga

29215054946_260dbbfd37_k