Bolsas de pesquisa na Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt na Alemanha está oferecendo bolsas de pesquisa para alunos com interesse em estudar no país. O programa tem como objetivo reunir jovens líderes do Brasil, Estados Unidos, Índia, Rússia e China para o German Chancellor Fellowship.

Para se inscrever o aluno precisa ser natural de alguns dos países citados e ter curso superior completo. As áreas de atuação são relacionadas a política, economia, mídia, administração e cultura. É essencial também que o estudante fale inglês ou alemão e tenha perfil de liderança comprovado por experiências anteriores.

O programa vai oferecer bolsas de pesquisa de até um ano, além de um curso de alemão com duração de dois meses. O valor das bolsas pode chegar até 2.750 euros mensais, dependendo do nível do aluno, além do auxílio transporte e curso de idioma adicional.

A documentação exigida pelo edital é: diploma universitário, comprovante de proficiência em algum dos idiomas exigidos, uma carta de motivação (com aproximadamente duas páginas), o projeto de pesquisa (com aproximadamente três páginas) e, também, cartas de referência de profissionais qualificados.

As inscrições vão até dia 15 de setembro e podem ser feitas pelo site: https://www.humboldt-foundation.de/web/german-chancellor-fellowship.html, onde também é possível encontrar mais informações sobre o programa.