UFJF recebe novos intercambistas com o Orientation Day

A Diretoria de Relações Internacionais deu as boas vindas, hoje, aos alunos intercambistas estrangeiros que irão estudar na UFJF no próximo semestre. O evento, conhecido como Orientation Day (dia de orientações), visa passar as principais orientações sobre a universidade e falar um pouco da vida no Brasil aos nove intercambistas que, neste semestre, vieram da Coreia do Sul, Peru e França.

A reunião foi iniciada com um presente para os alunos, os kits calouros da UFJF, contendo pen drive, garrafinha de água, caneta, manual do aluno estrangeiro, mapa do campus, um pin com o emblema da universidade e o CD “Cantorias do Coral da UFJF”.

O evento tocou nos pontos mais importantes para os primeiros dias de aula e esclareceu dúvidas sobre matrícula, documentos e assuntos de extrema importância para a estada dos intercambistas no país.

O técnico administrativo, Hugo Rocha, responsável pelo programa de Incoming da DRI, deu o seu parecer sobre a importância do dia de orientações: “Esse tipo de iniciativa começou há dois anos, essa é a quarta vez que nós fazemos o Orientation Day. Ele tem ajudado muito na recepção dos estrangeiros, porque o tipo de dúvida pontual que todos eles costumam ter, nós conseguimos esclarecer num momento só. Isso facilita para eles, pois  sentem-se mais acolhidos e mais seguros. Também facilita para a DRI, porque já são eliminadas várias dúvidas, como a parte de registro da Polícia Federal e a parte de matrícula nas disciplinas. Além de eles conhecerem o ambiente, a equipe e já saberem com quem eles vão poder contar durante o semestre de intercâmbio.”

Após todos os esclarecimentos feitos e as dúvidas tiradas, foi disponibilizado um coffee break e os alunos tiveram um momento de integração, quando se conheceram, conversaram, compartilharam histórias e dividiram experiências.

Evelize Moreira, uma das responsáveis pelo Projeto Buddy na UFJF, também explicou sobre o funcionamento do projeto e deu as boas vindas aos alunos. Os intercambistas e seus buddies já têm um encontro marcado na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, na sala da DRI.

A reunião se encerrou com um passeio de bicicleta pelo campus da UFJF e um almoço no Restaurante Universitário. A intenção é que os alunos possam conhecer, antes do início do semestre, o espaço em que estarão vivendo e criando memórias nos próximos seis meses.

DSC_0230a