Alunos recebem bolsas de intercâmbio internacional

Os estudantes, sendo dez deles do João XXIII, foram recebidos, em solenidade na última quarta-feira, pelo reitor Marcus David  (Foto: Twin Alvarenga)

Os estudantes, sendo dez deles do João XXIII, foram recebidos, em solenidade na última quarta-feira, pelo reitor Marcus David (Foto: Twin Alvarenga)

“O mais importante não é o destino, e sim a viagem”. A frase, presente na obra “Odisseia”, do poeta grego Homero, foi relembrada pela diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bárbara Daibert para mostrar a importância de uma jornada como esta na vida de cada um dos 33 estudantes da UFJF e do Colégio de Aplicação João XXIII contemplados em programas de intercâmbio da instituição. Os estudantes, sendo dez deles do João XXIII, foram recebidos na noite da última quarta-feira, 13, pelo reitor da UFJF, Marcus David, e pelas diretora do Colégio de Aplicação, Andrea Vassalo, além de Bárbara Daibert.

Os programas de intercâmbio levarão alunos para 14 países, em 28 universidades. No total, 303 intercambistas participarão do projeto, no entanto, nem todos serão contemplados com as bolsas, participando de programas negociados pelas universidades que lhe conferem a oportunidade de estudo sem ônus.

Confira as fotos do evento

O reitor Marcus David parabenizou pais e alunos durante a solenidade, e reforçou o poder de formação e transformação do projeto. O investimento de cerca de R$ 500 mil, segundo o reitor, vem de uma sociedade que acredita no retorno que estes jovens podem trazer para a sociedade. “Em primeiro lugar, significa uma formação diferenciada dos nossos estudantes. E um outro objetivo muito importante é o processo de internacionalização.” Marcus David destacou a importância destas metas, sobretudo em um momento de crise. “Foi um grande esforço. Principalmente para fazer com que tantos programas coubessem dentro de um orçamento tão enxuto.”

O aluno da Faculdade de Direito da UFJF, Rafael Lelis, que estudará por seis meses na Faculdade de Direito de Lisboa, em Portugal, país que mais receberá intercambistas da UFJF, conta o que mais lhe influenciou na escolha: “a Faculdade de Lisboa é a melhor dentro dos rankings de Portugal, e além disso eles têm uma linha de ativismo judicial, o que eu gosto de estudar aqui.” O aluno indicou que o que mais espera da experiência é ter a oportunidade de estudar disciplinas às quais dificilmente teria acesso no Brasil, como Direito Contencioso da União Europeia. “Poderei enriquecer meu conhecimento em áreas interdisciplinares, mais na questão internacional”.

O reitor Marcus David indicou que o número de 33 bolsistas dentro de uma faculdade que conta com cerca de 15 mil alunos é reduzido, mas que no entanto, conta com o apoio do Conselho Superior para aumentar os números dentro dos próximos programas. “Certamente um programa muito importante e acredito que o conselho vai ter sensibilidade para fazê-lo progredir.”