Solenidade de Entrega de Bolsas e Orientações Finais do PII-GRAD e PII-JOÃO

A Diretoria de Relações Internacionais promoverá a solenidade de Entrega de Bolsas e Orientações Finais dos programas de intercâmbio PII-GRAD e PII-JOÃO no dia 13 de julho, às 19 horas no anfiteatro das Pró-reitorias no campus de Juiz de Fora.

As trinta e três bolsas concedidas serão do PII-GRAD (Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação), PII-JOÃO (Programa de Intercâmbio Internacional do Colégio João XXIII) e Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades.

Nesta edição, alunos de diferentes cursos terão a oportunidade de enriquecimento acadêmico e pessoal, além do aprimoramento em outro idioma. No total de intercambistas, somam-se, também, alunos selecionados que não receberão bolsa. A UFJF será representada em oito países, onde o aluno permanecerá, em média, por seis meses.

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Simões, comenta a importância da internacionalização da universidade. “A internacionalização tem vários aspectos, e um deles é a mobilidade acadêmica, que é muito importante. Essa oportunidade de os alunos irem para fora, passarem esse estágio no exterior, o ganho de vida, curricular, a visão de mundo e cultural são imensuráveis. O ideal seria que todos os estudantes pudessem passar por um estágio fora do país, mas isso não é possível no atual cenário. Então, a gente fica muito feliz que a universidade possa levar esses alunos, com 23 bolsas para o PII-GRAD e 10 bolsas para o João XXIII”.

O coordenador dos programas, Thiago Coelli, avalia que esse é um momento muito importante, ao colocar em evidência os alunos de excelência selecionados para representarem a UFJF no exterior.

A aluna selecionada, Lauren Canuto Vianna de Almeida, que embarcará para a Universidade de Coimbra, em Portugal, no próximo mês de setembro, entusiasma-se. “Espero do intercâmbio uma experiência acadêmica e cultural, como conhecer novas pessoas. Acho isso o mais interessante sobre o PII-GRAD, essa ampla experiência não só acadêmica, mas cultural.”

Todos os alunos selecionados estão convocados para a solenidade. E estão convidados pais, familiares e amigos. Os alunos do campus de Governador Valadares, caso não possam comparecer, devem enviar justificativa para o e-mail intercambio.sri@ufjf.edu.br.