UFJF Internacional recebe visita da consulesa de Angola

Alunos PEC-G do Rio de Janeiro, a gerente do PEC-G/PEC-PG Carla Visentin e representantes do Consulado, tendo à direita a consulesa Dra. Maria de Fátima Muniz.

A UFJF Internacional recebeu, através da gerente do Programa Estudante-Convênio (PEC-G), Carla Visentin, a visita da consulesa Dra. Maria de Fátima Muniz, representante do Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro. Na ocasião, a representante consular expressou os agradecimentos de Angola pelo trabalho realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em favor dos alunos angolanos vinculados ao PEC-G.

Por ocasião da visita os alunos do PEC-G da UFJF, em parceria com a Associação dos Amigos e da Comunidade de Angola em Minas Gerais – Mwangolê, promoveram evento alusivo aos 14 anos da “Paz e Reconciliação Nacional em Angola”. O encontro foi realizado no Constantino Hotel, em Juiz de Fora, com a presença da gerente do PEC-G, Carla Visentin, representando a UFJF Internacional.

Carla expressou a sua satisfação com o evento e reforçou a importância do trabalho junto aos alunos. “O evento foi muito proveitoso, inclusive esperamos novas discussões da mesma natureza promovidas pela nossa Universidade. O PEC-G é um grande incremento para a internacionalização dentro da UFJF”, disse ela.

PEC-G: há 50 anos promovendo a internacionalização na UFJF

O PEC-G oferece oportunidades de graduação e pós-graduação a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil

Areadine Rebeca, Adalgiza Gizela, Carla Visentin, Miraldina Alice e Míria Luísa.

mantém acordos educacionais e culturais. O programa permite que jovens tenham acesso, gratuitamente, a cursos de ensino superior em universidades públicas brasileiras.

A UFJF participa do PEC-G desde 1960, e já recebeu mais de 300 alunos estrangeiros pelo convênio. Em 2016, o programa conta com uma mestranda de Moçambique e 14 alunos de graduação, vindos de Angola, Cabo Verde, Colômbia, Equador e República Democrática do Congo.

“Hoje nós temos 56 países participantes desse projeto. Nos últimos a UFJF tem sido um pólo de atração para alunos do programa. Nossa universidade foi uma das pioneiras a receber esses alunos desde a década de 60”, explica Carla Visentin sobre o programa.

A UFJF tem perspectiva de receber pelo menos 3 novos alunos em 2017. Os cursos com mais incidência de procura são das áreas de Ciência e Tecnologia, Saúde e Humanas.

Para mais informações sobre o projeto, acesse: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.php