Projeto Buddy: Primeiros selecionados recebem instruções

Na manhã da última terça-feira, 5, a equipe da UFJF | Internacional fez uma reunião com os novos buddies selecionados para o semestre. A campanha para inscrições ao Projeto Buddy atraiu mais de 60 inscritos. No encontro, um dos gerentes responsáveis pelo setor Incoming da UFJF | Internacional, Clarissa Campos, orientou os dez novos buddies selecionados sobre as suas tarefas ao serem guias dos intercambistas. No local, cada buddy conheceu o estudante de quem será “o anjo”.

“O objetivo do projeto é fazer com que a adaptação do intercambista estrangeiro na UFJF seja a mais fácil e até a mais divertida possível. Nosso foco é fazer com que não sintam as dificuldades que um aluno novato sente ao encontrar uma sala, a descobrir onde deve fazer a carteirinha de estudantes, etc”.  Para Clarissa, além facilitar o período de transição e adaptação dos novos estudantes, o projeto também permite a criação de novos laços de amizade.

Foram selecionados 10 novos buddies, número igual ao de intercambistas de chegada no semestre. Os demais inscritos no formulário ficam em um banco de dados e podem ser indicados para buddy a qualquer momento de uma nova chegada.

Eliza Feres, estudante do 4º período de turismo e estagiária do Projeto  Buddy na UFJF | Internacional, adianta a organização de eventos de integração e outras atividades junto com os estrangeiros.  “Temos a expectativa de que o projeto cresça e forme uma equipe responsável pelos estrangeiros na UFJF, como uma rede de relacionamento. Faremos um roteiro na cidade, incluindo visitas a museus, centros culturais, pontos turísticos e gastronômicos. Estamos planejando uma viagem para breve”, explica Eliza.

As inscrições para o Projeto Buddy tem prazo indeterminado.

Para inscrever-se basta preencher o formulário no site. https://www.ufjf.br/internationaloffice/formularios-e-documentos/projeto-buddy/