Centro de pesquisas russo e UNESCO oferecem 20 bolsas de treinamento em Energia Sustentável

O Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC), em Moscou, capital da Rússia, distribuirá 20 bolsas de estudo na área de energia renovável e sustentável. O projeto é realizado em parceria com a UNESCO. O prazo para envio das candidaturas é até o dia 15 de março.

O treinamento será realizado entre os dias 3 e 28 de outubro em  instituições russas com foco nas áreas prioritárias de energia renovável e desenvolvimento sustentável, gestão ecológica de recursos energéticos, energia renovável e geração de energia renovável e sustentável.

São elegíveis bacharéis em ciências (exatas, naturais ou tecnologia) e economistas.O candidato deve, ainda, possuir proficiência em inglês comprovada por certificado e não ter mais de 35 anos. A documentação deve conter os seguintes ítens:

a) o formulário simplificado de candidatura a bolsas da UNESCO, devidamente preenchido;

b) 6 (seis) fotos;

c) fotocópia(s) autenticada(s) do(s) diploma(s);

d) fotocópia do certificado de proficiência no idioma inglês;

e) uma carta de apresentação do candidato, em inglês, com informações sobre seu perfil, área na qual deseja realizar a pesquisa, objetivos e resultados esperados quanto à utilização dos conhecimentos adquiridos na sua área de estudo/trabalho, bem como para o país; e

f) uma carta de recomendação, em inglês, de professor universitário ou outro profissional da área de atuação do candidato, com informações sobre as qualificações do candidato e sobre a relevância do seu projeto de pesquisa.

Todos os documentos devem ser enviados fisicamente para o endereço:

Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 Brasília ‐ DF, Brasil 70.170‐900.

Uma cópia digitalizada dos documentos deve, antecipadamente, ser enviada para o e-mail: damc.itamaraty@gmail.com

Para ter acesso a mais informações sobre a candidatura acesse o site da UNESCO: http://www.unesco.org/new/en/fellowships/programmes/unescoisedc-co-sponsored-fellowships-programme/