UFJF discute parcerias com instituições do Reino Unido

A Diretora de Relações Internacionais, Rossana Melo, falou sobre as ações de internalização na UFJF para o cônsul britânico, Thomas Nemen

A Diretora de Relações Internacionais, Rossana Melo, falou sobre as ações de internalização na UFJF para o cônsul britânico, Thomas Nemes

A UFJF/Internacional recebeu, nesta quarta, 4, a visita do cônsul britânico em Belo Horizonte, Thomas Nemes. Ele chegou para conversar sobre possíveis parcerias entre a Universidade e instituições do Reino Unido. O Consulado na capital mineira foi aberto há dois meses e inicia um trabalho de mapeamento da região em busca de oportunidades concentradas em três focos: esportes, educação e negócios.

Recebido pela diretora de Relações Internacionais, Rossana Melo, Nemes enfatizou que a UFJF foi a primeira instituição do interior que despertou a atenção do Consulado. “Fiquei muito impressionado com o contato internacional que já existe aqui e certamente é interesse nosso participar deste processo”, afirmou.

As primeiras ações do Consulado em Minas Gerais são direcionadas à identificação de oportunidades no estado dentro das três áreas de foco e o posterior estudo de como captá-las e divulgá-las junto a instituições e empresas britânicas. No campo acadêmico, são áreas atraentes aos britânicos cursos de engenharia avançada, energia renovável, saúde e ciências da vida. “Temos interesse em explorar setores de tecnologia e inovação em geral. Já existem parcerias entre o Reino Unido e Minas e nós queremos aumentar o nível dessa relação”, disse.

A Universidade possui convênios em tramitação com duas universidades inglesas: University of Essex e Writtle College. Na UFJF, os cursos de português para estrangeiros e a facilitação de trâmites acadêmicos para alunos intercambistas favorecem a atração de novas parcerias na região. O Brasil já é o segundo país com maior números de estudantes no Reino Unido.  Segundo Rossana, “as universidades e a UFJF têm investido na cultura do intercâmbio, e a mudança não é apenas em termos quantitativos, mas na consciência por parte de cada estudante na importância de uma experiência internacional. Temos todo o interesse em ampliar a cooperação com o Reino Unido, não apenas na troca de alunos, mas também de professores.”

PIIGRAD 2016

O novo edital do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD 2016) está confirmado e já tem data de lançamento: 18 de janeiro. O calendário acadêmico também prevê o período de inscrição, que será entre os dias 25 de janeiro e 5 fevereiro. Novos destinos serão incluídos. Para mais informações, acesse: https://www.ufjf.br/piigrad/