100k Strong in the Americas: UFJF participa de seleto grupo em missão nos EUA

100k-Strong-LogoA UFJF será um dos vinte representantes brasileiros selecionados para a missão aos Estados Unidos (EUA), 100k Strong in The Americas, programa diplomático encabeçado pelo Departamento de Estado Americano (
http://www.100kstrongamericas.org/pt-br) com o objetivo de criar laços de cooperação entre instituições de ensino no eixo pan-americano.

Entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro a UFJF, representada pela sua Diretoria de Relações Internacionais (UFJF | Internacional), toma parte em uma comitiva que percorrerá cidades de três estados da costa oeste americana — California, Arizona, Virgínia — e encerra sua peregrinação na capital, Washington D.C..

A missão, apoiada por agências privadas como Meridian International Center e a Members of Global Ties U.S., tem como objetivo provocar potenciais oportunidades de parcerias, envolvendo acordos, intercâmbio e grupos de pesquisa conjuntos; uma introdução tanto aos recursos e infraestrutura dados aos estudantes americanos no Brasil, como àquele oferecido pelas instituições americanas aos intercambistas brasileiros; fortalecimento dos laços entre Brasil e EUA no campo do ensino.

Na ocasião do lançamento, o presidente dos EUA, Barack Obama, um dos idealizadores da iniciativa, revelou que a missão 100.000 Strong in the Americas foi projetada “Para aumentar significativamente o intercâmbio educacional entre os nossos países. É assim que criaremos novos empregos, ampliaremos o mercado, criaremos novas idéias e expandiremos a extraordinária oportunidade do Hemisfério Porque quando estudamos juntos, aprendemos juntos, trabalhos juntos e prosperamos juntos.”

Para a Diretoria de Relações Internacionais, Rossana Melo, “experiências desse tipo serão muito proveitosas, não só porque os EUA seja um país de excelência em ensino e pesquisa, mas também, porque é um parceiro muito importante da UFJF em número de acordos e intercambistas que recebemos e enviamos anualmente”. Ainda segundo a diretora, existe um potencial de aumento e de melhora pelo interesse dos alunos em ir para os EUA.  “Com a iniciativa do governo americano, vejo interesses recíprocos, diferentes de uma relação de dependência. Eles estão interessados em ver o que as universidades brasileiras tem a oferecer”, afirma.

A seleção das elegíveis à missão foi aberta para muitas instituições brasileiras, incluindo institutos de pesquisa. Após criteriosa avaliação, baseada na análise do grau de internacionalização, atividade dos acordos, quantidade de estudantes estrangeiros, políticas de favorecimento às relações internacionais, a UFJF foi escolhida entre as 20 universidades mais bem estruturadas.