Fechar menu lateral

UFJF renova por mais cinco anos acordo com escola de arquitetura francesa

A Equipe da UFJF | Internacional reunida com representantes das faculdades de Arquitetura e Engenharia da UFJF e da ENSA-Toulouse

A Equipe da UFJF | Internacional reunida com representantes das faculdades de Arquitetura e Engenharia da UFJF e da ENSA-Toulouse

 

A equipe da UFJF | Internacional recebeu no seu escritório representantes da École Nationale Supérieure d’Architecture de Toulouse (ENSA-Toulouse) para a assinatura dos termos que definem a renovação do acordo internacional entre as duas instituições.

 

O novo documento, que já vigora, prevê a realização de grupos de estudo e pesquisa em comum, intercâmbio de professores e pesquisadores e, também, de estudantes de arquitetura e urbanismo. A diretoria do ENSA-Toulouse, Monique Reyre, após assinar a renovação, elogiou a presença dos estudantes brasileiros da Escola, fator propício para a “criação de um ambiente plural e estimulante para a mobilidade proporcionada por cada um dos nosso 41 acordos bilaterais”.

 

Ao término do acordo anterior, uma comissão composta por membros da ENSA, diante do pedido de renovação, avaliou a qualidade e a produtividade do convênio, que obteve o conceito máximo (A). Um fator positivo na avaliação foi o rigor do sistema de seleção do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD), com sua análise criteriosa dos candidatos. “Vejo-lhes muito bem formados, aplicados e em geral interessados em questões sociais além da arquitetura e urbanismo. É a diferença dos alunos brasileiros”, afirma a Sra Reyre.

 

A coordenadora do convênio, professora Letícia Zambrano, comemorou a manutenção do vínculo, e busca trabalhar no aperfeiçoamento da relação com Toulouse. “Devemos manter o nível de relacionamento que mantivemos e tentar aproximar mais a troca entre os professores e criar uma cada vez melhor correspondência entre o ensino das duas instituições”, comenta.

 

Para a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Rossana Melo, “é sempre uma conquista o estabelecimento de convênios que contemplem tanto intercâmbio de graduação como abram possibilidade para a pós-graduação, favorecendo a interação de grupos de locais e os de instituições estrangeiras”. Hoje, segundo a agência Campus Frances, cerca de um terço dos estudantes no ensino superior francês são estrangeiros. Atualmente a UFJF mantém, incluindo o vínculo com quatro redes internacionais, relações com 226 instituições em 44 países.