Universidade de Lisboa oferece mestrado conjunto em direito europeu

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal) está com as inscrições abertas para o mestrado conjunto em European Legal Practice, na qual o aluno deve cursar, ao longo de dois anos, metade do curso em Portugal e outra metade em uma das três instituições consorciadas: as universidades de Hannover (Alemanha), Rouen (França) ou Mykolas Romeris (Lituânia).

O mestrado foi criado através do programa Erasmus Mundos e resultou em um modelo de cooperação chamado Elpis, que envolve 35 faculdade de direito na quase totalidade de estados membros da União Européia (UE). As quatro universidades que compõem o consórcio da European Legal Practice estão habilitadas para conferir o grau de mestre.

Inscrições e taxas

Os requisitos necessários para se candidatar a uma vaga no mestrado European Legal Practice (LL. M. Eur.) é ter licenciatura em Direito, excelente domínio de, pelo menos, duas das três línguas praticadas nas universidades consorciadas (alemão, português, francês) e bom conhecimento da língua portuguesa.

As candidaturas devem ser realizadas através do formulário próprio e enviadas junto a universidade onde se pretende terminar o curso. Os alunos que pretendem se inscrever através da Universidade de Lisboa tem até o dia 31 de julho para enviar o formulário. O custo do mestrado é de € 600 (seiscentos euros) por semestre.

O candidato, também, deve anexar ao formulário preenchido os seguintes documentos:

• Cópia do certificado de fim da licenciatura do país de origem (com tradução em Português ou Inglês);

• Carta de recomendação do Diretor ou de dois professores da Faculdade de origem;

• Certificado de habilitações linguísticas em duas das três línguas das Universidades do Consórcio (Alemão, Francês e Português), passado pela respetiva Faculdade da Universidade de origem;

• Currículo detalhado (auto-retrato) com indicação de áreas de estudo anteriores, interesses académicos para a estadia no estrangeiro, informação biográfica, por ex. estado civil, etc. (máximo de 2 pág.);

• Carta de motivação;

• Cópia do passaporte ou documento de identidade.

Para outras informações e dados sobre a grade curricular do mestrado conjunto basta visitar o site: http://www.fd.ulisboa.pt/cursos/programas-internacionais/ll-m/