Fechar menu lateral

Quatorze alunos estrangeiros chegam à UFJF e já ganham ‘buddies’

O escritório Internacional da UFJF promoveu ontem, 2, pela primeira vez, o Orientation Day, com um cronograma especial para recepção dos estudantes estrangeiros. O evento contou com boas-vindas, entrega de kits, auxílio para matrícula na UFJF, orientações de funcionários da Polícia Federal e um Campus Tour, de ônibus, finalizou o cronograma.

 

Josephine Hohrein, estudante alemã da Universidade de Passau, foi uma das presentes. “Todos são muito amáveis e tudo foi muito organizado. Eu não imaginava que seria recebida assim. É um dia muito bom porque uma recepção como oorientation day é muito útil para nos ajudar neste momento”, analisa.

 

E as primeiras boas impressões já começaram no ponto de ônibus, na chegada ao campus, onde os estrangeiros foram recebidos pelo som do grupo Silva Soul. Em seguida, no auditório da Faculdade de Serviço Social, os intercambistas receberam orientações durante toda a manhã: houve plantão da equipe da UFJF Internacional para colher os últimos documentos necessários para o registro dos alunos, agendamento individual para a escolha de disciplinas, como obter a carteirinha de estudante e prazos do calendário acadêmico.

 

De chegada da Dinamarca, Peder Holflod Carlsen, enquanto fazia novas amizades em sua nova casa, ficou surpreso por todos os estrangeiros já falarem um português razoável. “É tudo muito novo. Fiquei surpreso que todos já falam português. Eu gostei da recepção e tenho a expectativa de aprender a língua e cultura brasileira nesse semestre”.

 

Os agentes da Polícia Federal de Juiz de Fora, Langliberds e Deneval, deram dicas de como se portar no Brasil e dicas de como preencher e manter atualizado o formulário de registro para estrangeiros.

 

Projeto Buddy: primeiros encontros

 

A mexicana Melissa Díaz e a sua buddy Deyse Laucher

A mexicana Melissa Díaz e a sua buddy Deyse Laucher

Em seguida, os “buddies” foram apresentados aos intercambistas. É o início do projeto que visa manter um estudante brasileiro junto de cada estrangeiro, para orientá-lo nas pequenas dificuldades do dia a dia e favorecer sua integração ao novo ambiente de estudos. Deyse Mara Laucher, estudante do último ano de turismo na UFJF, conheceu pessoalmente sua buddy, Melissa Díaz, estudante mexicana de economia. Enquanto trocavam seus whatsapps, afinidades instantâneas foram descobertas: o padrinho de Deyse já tinha viajado para o México e ela adorava comida mexicana. “Eu gostei dela. Ela gosta do México! Normalmente, quando você chega em algum lugar diferente, não conhece ninguém.  Estou emocionada com todo esse carinho”, confessou Melissa.

 

O Assessor de Apoio à Cooperação da UFJF Internacional, Tiago Torrent, vê no retorno positivo dos intercambistas um sinal do esforço da UFJF por fazer da presença do estrangeiro uma rotina. “ É um esforço para “rotinizar” – esta é a palavra -, a presença do estrangeiro na UFJF. Há muitos fatores por trás que favorecem este processo como o fato de suas matrícula serem feita exatamente como a matrícula de um brasileiro. Portanto, se há recepção para os calouros brasileiros, também haverá para os estrangeiros.”

 

Para a Diretora de Relações Internacionais, Rossana Melo, enfim, realizou-se o desejo antigo de um cronograma especial e extenso para recepção dos calouros internacionais. Segundo Rossana, “a presença dos estudantes internacionais no campus é um dos aspectos mais importantes da internacionalização das universidades e a UFJF vem investindo no aumento do número destes estudantes”. Ela ainda acrescenta que a presença de estudantes de diversos continentes traz uma “perspectiva internacional” à universidade, além de despertar discussões enriquecedoras que vão contribuir para o crescimento institucional.